TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação De Glicidios

Monografias: Identificação De Glicidios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  1.311 Visualizações

Página 1 de 3

I. Identificação de glicídios

1. Introdução

Os glicídios são essências no organismo humano, pois são eles que geram energia e também atuam na formação de algumas partes do corpo. O amido é um glicídio, é constituído por uma partícula complexa formada pela ligação de varias moléculas de glicose e este por sua vez está presentes em raízes, frutos, tubérculos e sementes com a função de armazenar as energias coletadas através da fotossíntese.

O Lugol foi descoberto em 1829 por um medico francês, é uma substância composta por iodeto de potássio e iodo elementar em água destilada. Seu emprego original era como desinfetante, antisséptico, logo descobriram que ele pode desempenhar inúmeras funções como relatar presença de amido em determinadas substâncias ou alimentos.

Quando o amido é combinado com Lugol acaba transformando sua coloração, pois ele reage com o Iodo na presença do Iodeto, formando um complexo de cor azul, sendo também visível em concentrações mínimas de iodo. Assim pelo amido ser um polissacarídeo a coloração azul o indica um amido. Por curiosidade se ao invés de usarmos amido, usássemos dextrinas iriamos obter uma coloração vermelha.

2. Materiais e Reagente

 Açúcar;

 Farinha;

 Maisena;

 Arroz;

 Leite em pó;

 Água destilada;

 Lugol;

 Tubos de ensaio;

 Bastão de vidro;

 Estante;

3. Procedimento

Em cada tubo de ensaio, com os diferentes alimentos, adicionar duas gotas de lugol, homogeneizar e anotar a coloração.

4. Resultados e discussão

A partir destes resultados podemos observar quais alimentos possuem AMIDO:

A partir dos resultados observamos que qualquer substancia que conter amido terá como resultado a coloração azul escuro (Maizena, Farinha e Arroz). Os alimentos de origem animal como o Leite não possuem amido, como observado atingiu a coloração amarela. Como o açúcar não possui amido obteve a coloração marrom. Assim concluindo o nosso trabalho com identificação dos materiais.

II. Caracterização dos Lipídeos

1. Introdução

Os lipídios desempenham importantes funções no organismo humano como reservas de energia, isolantes térmicos e componentes de membranas, sendo indispensáveis para a vida humana.

Uma grande curiosidade é que os lipídios são insolúveis em água (apolares), mas podem ser solubilizadas em algumas substancias como benzina, éter e o álcool.

Existem varias classificações para eles, como glicerídeos, cerídeos, esteroides e fosfolipídios. Os glicerídeos podem ser sólidos ou líquidos, já os cerídeos podem ser encontrados na cera que as abelhas sintetizam, com a finalidade de proteger e impermeabilizar. Os esteroides

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com