TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais

Artigo: Impactos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

DOUGLAS OLIVEIRA NUNES

IMPACTOS AMBIENTAIS

Trabalho apresentado ao Curso de gestão ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Gestao de recursos hidricos; Recuperaçao de areas degradadas; Ética politica e sociedade; poluiçao residuos solidos e meio ambiente; Metodoligia cientifica; Seminario

Prof. Thiago Augusto Domingos; Luciana Andrea Pires; Sergio Goes Barbosa; Rodrigo Trigueiro; Luciana Trigueiro; Leiliane Casagrande.

jaru

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇAO_______________________________________04

2. OBJETIVO__________________________________________05

3. DESENVOLVIMENTO_________________________________06

3.1. PRINCIPAIS FONTES DE RESÍDUOS SÓLIDOS_______06

3.2. DISPOSIÇÃO INRREGULAR DOS RESIDUOS_________07

3.3. PRINCIPAIS IMPACTOS CAUSADOS________________08

3.4. TÉCNICAS PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS__________________________________10

4. CONCLUSÃO_______________________________________11

5. REFERENCIAS______________________________________12

1. INTRODUÇÃO

Aqui nesse trabalho vou fazer uma reflexão sobre alguns tipos de resíduos sólidos e seus impactos causados no meio em que vivemos. Mesmo sabendo de suas graves consequências não nos importamos com o descarte correto desse tipo de lixo. Em alguns casos causam grandes catástrofes afetando várias famílias. Os resíduos sólidos prejudicam muito o solo e sua reparação e quase que impossível a curto prazo. Vou abordar alguns métodos de recuperação mas que não são fáceis nem baratos e com resultados a longo prazo.

Palavras chave: impactos; lixo; resíduos

2. OBJETIVO

Esse trabalho tem como principais objetivos abordar temas recorrentes no nosso dia-a-dia. Além de obtenção de conceito para o período cursado.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1. PRINCIPAIS FONTES DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A relação entre resíduos e problemas ambientais é mais evidente no campo dos resíduos sólidos, uma vez que seu grau de dispersão é bem menor do que o dos líquidos e gasosos. É fácil ter uma ideia da dimensão do problema apenas imaginando as quantidades de lixo produzidas em cada casa ou em cada unidade industrial e que, de alguma forma, devem ser dispostas.

Os resíduos sólidos apresentam outra. Característica muito importante. Diferentemente dos resíduos líquidos e gasosos, parcela significativa do volume total daqueles sólidos encontra-se nas próprias residências dos centros urbanos, o que permite, teoricamente, imediata contribuição por parte dos habitantes no sentido da minimização de seus efeitos negativos sobre o meio ambiente: a contribuição, por exemplo, de separar os resíduos em suas residências, para recuperação e reciclagem. Assim, numa época de aumento da consciência ambiental, é possível entender, nos países desenvolvidos, o apoio crescente das comunidades aos programas de gestão dos resíduos que estimulem sua recuperação em vez de mera disposição.

O crescente conhecimento das implicações, sobre o meio ambiente, do aumento de volume de resíduos a serem dispostos e mais o aumento da consciência ambiental determinaram uma nova qualificação para o problema. O termo "lixo" foi substituído por "resíduos sólidos", e estes, que antes eram entendidos como meros subprodutos do Uma análise das principais mudanças da política de gestão de resíduos sólidos nos países da OCDE face aos novos objetivos da política ambiental. Sistema produtivo, passaram a ser encarados como responsáveis por graves problemas de degradação ambiental. Além disso, "resíduos sólidos" diferenciam-se do termo "lixo" porque, enquanto este último não possui qualquer tipo de valor, já que é aquilo que deve apenas ser descartado, aqueles possuem valor econômico agregado, por possibilitarem (e estimularem) reaproveitamento no próprio processo produtivo. Estas novas características contribuíram para tornar prioritária, dentro do setor público nos países desenvolvidos, a política de gestão de resíduos sólidos, demandando um comportamento diferente dos setores públicos, produtivo e de consumo. Este trabalho analisa a gestão de resíduos sólidos, tendo como base as mudanças ocorridas nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). A comparação de um modelo tradicional, um intermediário e um outro, atual, de gestão de resíduos sólidos possibilitou explicitar as principais mudanças ocorridas no período compreendido entre o final da década de 60 até a década de 90, quando a perspectiva da sustentabilidade é incorporada no gerenciamento desses resíduos gerados nos centros urbanos.

3.2. DISPOSIÇÃO INRREGULAR DOS RESIDUOS

A política de gestão de resíduos sólidos inclui a coleta, o tratamento e a disposição adequada de todos os subprodutos e produtos finais do sistema econômico, tanto no que se refere ao lixo convencional como ao lixo tóxico. Hoje há consenso de que, além disso, esta política deve também atuar de forma a garantir que os resíduos sejam produzidos em menor quantidade já nas fontes geradoras.

Os novos objetivos da política ambiental e, consequentemente, os estabelecimentos de novas prioridades da gestão de resíduos sólidos em nível internacional implicam uma mudança radical nos processos de coleta e disposição de resíduos. Em contraposição aos antigos sistemas de tratamento desses resíduos, que tinham como prioridade a disposição destes, os atuais devem ter como prioridade um ecological cucle managemeni, o que significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com