TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infecção hospitalar

Projeto de pesquisa: Infecção hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

A infecção hospitalar é uma síndrome infecciosa (infecção) que o indivíduo adquire após a sua hospitalização ou realização de procedimento ambulatorial. Entre os exemplos de procedimentos ambulatoriais mais comuns estão: cateterismo cardíaco, exames radiológicos com utilização de contraste, retirada de pequenas lesões de pele e retirada de nódulos de mama.

A manifestação da infecção hospitalar pode ocorrer após a alta, desde que esteja relacionada com algum procedimento realizado durante a internação. Somente um profissional treinado (médico ou enfermeiro com qualificação especial em Infecção Hospitalar) pode relacionar sinais e sintomas de infecção com procedimentos realizados em unidades de saúde e realizar o diagnóstico de infecção hospitalar.

2. Infecção Hospitalar no Ambulatório:

No ambulatório a exposição de vários tipos de doenças a que as pessoas estão sujeitas devido ao grande fluxo de pessoas no ambiente, porém é devido a essa grande demanda e ao pouco tempo que passam no ambulatório que não há muitas medidas possíveis a serem tomadas. (Comparou o ambulatório a um ônibus... Pessoas vão e vem correndo riscos, mas se tem muito o que fazer para impedir a propagação de doenças) Vendo então que a maior preocupação do hospital é com a higiene,nesse ambiente então a necessidade de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) possui profissionais que deverão executar as seguintes tarefas:

- Detectar casos de infecção hospitalar, seguindo critérios de diagnósticos previamente estabelecidos.

- Conhecer as principais infecções hospitalares detectadas no serviço e definir se a ocorrência destes episódios de infecção está dentro de parâmetros aceitáveis. Isto significa conhecer a literatura mundial sobre o assunto e saber reconhecer as taxas aceitáveis de infecção hospitalar para cada tipo de serviço.

- Elaborar normas de padronização para que os procedimentos realizados na instituição sigam uma técnica asséptica (sem a penetração de microrganismos), diminuindo o risco do paciente adquirir infecção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com