TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Insuficiencia Cardiaca

Casos: Insuficiencia Cardiaca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.782 Palavras (12 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 4

2. METODOLOGIA 5

2.1. Sujeitos da Pesquisa 5

2.2. Instrumento de coleta de dados 5

3. SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM 6

3.1. Histórico de Enfermagem 6

3.2. Exame Físico / Anamenese 6

4. PROBLEMAS OBSERVADOS 7/8

5. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM 8

6. PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM 9

7. INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM 10

8. AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM 10

9. FISIOPATOLOGIA 10

9.1 Insuficiência Cardíaca Congestiva 10/11

9.2 Marcapasso 10/12

9.3 Válvula Mitral Biológica 13

10. Prescrição Médica (medicações prescritas) 14

11. Prontuários.......................................................................................................................15

12. Exames Solicitados...............................................................................................15

13. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

14. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 17

1. INTRODUÇÃO

Aprimorar os conhecimentos sobre o paciente que se encontra internado no Pronto Socorro - Cardiologia do Hospital de Base do DF, verificando a problemática do cliente descrito no estudo de caso, tratando de pontos importantes como os dados coletados e enfatizando a patologia adquirida pelo cliente que é a Insuficiência Cardíaca Congestiva, levantando dados epidemiológicos como o maior problema de saúde nos Estados Unidos da América, confirmando estatística de 6% a 10% das pessoas com 65 anos ou mais que já possuem a doença.

Os fatores de riscos associados à doença estão: tabagismo, diabetes, obesidade, alcoolismo, doenças auto-imune (lúpus), associando a tudo isso a isquemia, lesão muscular e estresse cardíaco. American College of Cardiology/American Heart Association - Guidelines for the Evaluation and Management of Chronic Heart Failure in the Adult, 2001

2. Metodologia

Trata-se de um Estudo de Caso com abordagem descritiva qualitativa desenvolvida na semana de 08 a 12 de agosto de 2011 com o objetivo de relatar as problemáticas do cliente Hospitalizado e realizando diagnósticos com base no planejamento e intervenções de enfermagem.

A pesquisa descritiva baseia-se na descrição de fenômenos relativos à observação e descrição. É uma modalidade de pesquisa muito utilizada na enfermagem. Ela se subdivide em pesquisa de campo, que busca a descrição dos fenômenos em cenários naturais, examinando profundamente as práticas, comportamentos e atitudes das pessoas ou grupos em ação na vida real e uma pesquisa bibliográfica, que é uma modalidade da pesquisa descritiva, sendo feita leitura, seleção e registro de tópicos de interesse para pesquisa (HUNGLER 1995).

A abordagem qualitativa refere-se a estudos de significações, ressiguinações representações psíquicas sociais, simbolizações, percepções, pontos de vista, perspectivas, vivências, experiências de vida e analogias. Tem abordado, entre outros temas: mecanismos de adaptação; adesão e não adesão a tratamentos; estigma; cuidados; reações e papéis de cuidadores profissionais e familiares; fatores facilitadores e dificuldades frente à profissão, frente ao tratamento, frente às condições de trabalho (TURATO 2003).

2.1 Sujeitos da Pesquisa

E.S, cliente do Hospital de Base, 74 anos, do sexo masculino, de cor branca, morador do Rio Grande do Sul da cidade de Camaquã.

2.2 Instrumento de coleta de dados

O instrumento de coleta foi uma entrevista com a paciente onde foram colhidos os dados para o histórico de enfermagem, foi realizado exame físico, e coleta de dados no prontuário para maiores informações sobre: exames de imagens, exames de laboratório, diagnósticos, prognósticos, dentre outros dados relevantes ao caso citado, cuja consulta foi realizada ao logo da semana dos dias 08/08 a 12/08/2011.

3.Sistematização de Enfermagem

3.1 Histórico de Enfermagem e Anamenese

E.S, 75 anos de idade, casado com S.S, pai de 3 filhos, morador da cidade de Camaquã no Rio Grande do Sul - RS, mora em casa de alvenaria com saneamento básico (água e esgoto), estudou até a 3ª série do ensino fundamental, comerciante aposentado, Já apresentou dois quadros de acidente vascular cerebral – AVC, faz uso de marca-passo em MSD em região clavicular e Válvula Mitral, colocado a 1ª no ano de 1994 e a 2ª no ano de 2004, ante de viajar fez alguns exames e foi liberado pelo seu médico para viajar. Veio para Brasília/DF a passeio para a casa de um de seus filhos.

Na madrugada do dia 07/08 apresentou queixa de falta de ar, diarréia e vômitos, foi admitido no Hospital Pronto Norte – Asa Norte, foi solicitado ao paciente alguns exames para verificação do seu quadro, logo a pedido a família foi transferido para o HBDF, pois a mesma não possui plano de saúde para cobertura de todo o tratamento necessário.

Ao ser admitido no HBDF, foram solicitados exames de laboratório, exames de radiologia e internação para melhor verificação do quadro. Ao relato durante a entrevista diz ser ex-tabagista há 30 anos e nega fazer uso de bebida alcoólica, somente socialmente em festas em família, diz que antes do acontecido fazia atividade física (caminhada), mas hoje não possui mais coordenação motora e apresenta dor em nervo ciático em MIE, logo faz uso de auxilio para deambulação (bengala).

Dieta balanceada, pois depois que a esposa apresentou quadro de DM, resolveu mudar a alimentação por completo.

3.2. Exame Físico/Anamnese

No exame físico, na parte da inspeção foi verificado que o paciente se encontra em Regular Estado Geral (REG), consciente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com