TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração social

Projeto de pesquisa: Integração social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

1. APRESENTAÇÃO

A comunidade do Dendê conta com boa parte de todos os habitantes do bairro Edson Queiroz. A Localização dessa comunidade fica entre a Rua Hil Morais por trás da Universidade de Fortaleza e rua C antes do condomínio Village Água Fria, correspondendo somente esse espaço.

Os moradores da comunidade tem acesso à clínica de odontologia da Unifor para realizar procedimentos simples como uma obturação, acesso ao ginásio, à piscina, a pista de atletismo e ao EPJ – Escritório de Pratica Jurídico, presente dentro do campus da Universidade, não se esquecendo do NAMI – Núcleo de Atenção Medica Integrada, que é um grande suporte para aquelas pessoas.

As crianças e adolescentes contam com escolas vinculadas também a Universidade e um posto de saúde, Matos Dourado, posto modelo dentro da capital cearense pela ótima estrutura e excelente atendimento, o posto possui convênio com a UNIFOR.

2. OBJETIVOS

- Descrever os fatores gerais e específicos no contexto da inclusão social observados durante a visita à comunidade;

- Reconhecer a participação da comunidade no processo da Inclusão Social;

- Identificar os programas governamentais inseridos na Política da Inclusão Social direcionados para assistência.

3. DESENVOLVIMENTO

Visitamos os equipamentos dentro do campus, onde os moradores tem acesso através de projetos e cadastros.

A Universidade de Fortaleza conta com excelentes meios de acessibilidade para todos, desde calçadas e rampas à faixa de pedestres com sinalização.

O mesmo não ocorre fora do campus, nos arredores das escolas e do posto Matos Dourado, as calçadas estão esburacadas, os cadeirantes não conseguem se dirigir pela segurança de um acostamento, nem tem acesso a rampas, isso nos arredores, pois dentro do ambiente escolar pudemos perceber que todos tem acesso ao local, à rampas e escadas para as pessoas.

No posto e no NAMI a acessibilidade é universal.

Mas, há presença de bastante lixo e entulhos nas ruas, o que é um incômodo tanto para cadeirantes, quanto para qualquer outro morador.

4. CONCLUSÃO

Os

Pude perceber que os moradores da comunidade do Dendê tem acesso a diversos meios que facilitam suas vidas e que oportunidade para eles não faltam, o que precisa agora é conscientização da comunidade para conservar os equipamentos disponíveis, equipamentos estes que só facilitam sua inclusão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com