TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intoxicações e envenenamentos

Artigo: Intoxicações e envenenamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

INTOXICAÇÕES E ENVENENAMENTOS

Atualmente, aumentam mundialmente e, em particular no Brasil os números de casos e a gravidade das denominadas "intoxicações e envenenamentos". Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde, em torno de 3% da população urbana, nos países em desenvolvimento, é afetada, anualmente, por estes tipos de acidentes.

A utillização crescente e abusiva de substâncias químicas não acompanhada de precauções e cuidados necessários, vem causando sérios problemas de saúde às pessoas expostas, usuários desses produtos, na zona rural, rodovias, no ambiente doméstico, nas escolas, nos locais de trabalho, configurando um alto risco para a saúde.

Diante da seriedade dos acidentes, cabe-nos, enquanto profissionais de saúde, conscientizarmos as pessoas dos riscos e trabalharmos, sobretudo, visando a prevenção.

Definição

A Toxicologia é a "ciência dos efeitos adversos de substâncias químicas sobre os organismos vivos"(Godmam& Gilman) ou ainda "a ciência que define os limites de segurança dos agentes químicos, entendendo-se como segurança a probabilidade de uma substância não produzir danos em condições específicas" (Casarett). Paracelsus já dizia "todas as substâncias são venenos, não há nenhuma que não o seja. A dose correta determina o remédio e o veneno". Doses gradativas de uma droga dada a um indivíduo geralmente provocam magnitude de resposta aumentada à medida que as doses são elevadas.

As intoxicações são causadas pela ingestão, aspiração ou introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas, como entorpecentes, medicamentos, produtos químicos utilizados em laboratório e limpeza, alimentos deteriorados, venenos, gases tóxicos. Elas podem ser subdivididas de acordo com o tempo de ocorrência: aguda (até 24 horas do acidente), sub-agudas ( os primeiros dias após) e, seguidamente sub-crônicas ( até um mês) e crônicas, exposição a determinada substância durante longo tempo, resultando em acumulação do composto no corpo (metais, como o chumbo, por exemplo).

Diante de uma intoxicação, O QUE FAZER?

Leve a pessoa para um local arejado. Afrouxe a roupa. Pergunte à vítima o que aconteceu. E leve-a imediatamente a uma emergência. Sempre que possível leve com você restos da substância, embalagens, recipientes que possam ter causado o problema.

Se a intoxicação for na pele, lave bastante o local afetado com água corrente.

E se a intoxicação for por ingestão, não provoque vômito, nem ofereça nada para beber (nem água).

Deve-se ter preocupação com a MANUTENÇÃO DAS FUNÇÕES VITAIS, proceder as técnicas do Suporte Básico de Vida, tendo em vista a estabilização do paciente:

• A desobstrução de vias aéreas, aspiração de secreções, retirada de corpos estranhos, traqueostomia e outras medidas se necessárias.

• Manutenção da respiração, ventilação e entubação (se necessário)

• Manutenção da circulação, promovendo a estabilização hemodinâmica, obter acessos venosos, coletando sangue para exames laboratoriais de rotina e específicos.

• Tratamento sintomático e específico, monitorização, seguimento.

É de fundamental importância a OBTENÇÃO DA HISTÓRIA CLÍNICA, a idade e sexo, o conhecimento da substância causadora da intoxicação, quantidade, há quanto tempo, via de exposição, avaliação do estado geral, condição física e psíquica, primeiras medidas que foram tomadas.

Em seguida, a DESCONTAMINAÇÃO, com o objetivo de diminuir a absorção, aumentar a eliminação. A emese pode ser realizada no local, ser utilizada para remoção de grandes partículas.Está CONTRA-INDICADA na ingestão de produtos corrosivos (ácidos, amoníaco, soda cáustica), quando o paciente estiver comatoso, pelo risco de broncoaspiração de conteúdo gástrico. Também não deve ser estimulada quando ocorre a ingestão de estimuladores do sistema nervoso central, podendo precipitar convulsões. Os destilados de petróleo, podem causar pneumonite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com