TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LESÕES LIGAMENTARES

Trabalho Universitário: LESÕES LIGAMENTARES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  203 Visualizações

Uma lesão ligamentar acontece quando os ligamentos que suportam uma articulação são subitamente esticados ou rasgados. Os ligamentos são tecidos fibrosos que mantêm os ossos unidos. Normalmente, as lesões ocorrem nas articulações dos membros inferiores, como por exemplo nos tornozelos, nos joelhos ou nos dedos dos pés. Também ocorrem com alguma frequência nos punhos e nos dedos das mãos, principalmente no polegar, localização com muita gravidade pelo pior prognóstico. É mais comum ter uma lesão de ligamentos na articulação do tornozelo.

Uma lesão ligamentar pode ser provocada por uma queda que leve a uma torção súbita da articulação. Os acidentes rodoviários também podem provocar uma lesão. Existe maior probabilidade de se sofrer uma ruptura da articulação se houver excesso de peso. Utilizar calçado que não se adapta bem aos pés, ou sapatos de salto alto, também podem originar uma entorse do tornozelo. Na prática esportiva existem muitas lesões de ligamentos, quer por queda, quer por traumatismo direto sobre o membro, obrigando as articulações adjacentes a sofrerem fortes torções.

A maior incidência de lesões ligamentares relacionadas à prática esportiva ocorre no ligamento cruzado anterior, localizado à frente do joelho. E aqui o cenário é diferente, podendo exigir intervenção cirúrgica. Mudanças de direção, arrancadas ou freadas rápidas durante corridas e saltos são fatores comuns que geram esse tipo de lesão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com