TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligações covalentes

Tese: Ligações covalentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Tese  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

1-a)Primaria: Ligações covalentes unem os resíduos de aminoácidos em uma cadeia polipeptica.

Secundária: são os arranjos particularmente estáveis dos resíduos de aminoácidos dado origem a padrões estruturais ou corrente.

Terciaria: Descreva todos os aspectos do dobramento tridimensional de um polipeptídeo.

Quaternário: É quando um proteína possui um ou mais solenidade polipeptídica.

1-b) Proteína de adesão

Proteína de Reconhecimento

Proteína de Ação enzimática

Proteína de Transporte de substancias

Proteína de Ancoragem para o citoesqueleto

3-a) A desnaturação Proteica: se dá não só pelo calor, mas também por extremos de pH, por alguns solventes orgânicos miscíveis com a aágua(álcool e acetona por exemplo) ,por certos solutos como ureia e cloridrato de guanidinio ou detergentes .Cada um desses agentes desnaturam-te representa um tratamento relativamente brando no sentido de que nenhuma ligação covalente na cadeia por o polipeptíca é rompida.Os solventes orgânicos (ureia e detergentes) agem principalmente de modo a promover o rompimento de interações hidrofóbicas que estabilizam as proteínas globulares os extremos de pH alteram a carga liquida da proteína , provocando a repulsão eletrostática e rompimento de algumas ligações de hidrogênio.

3-b) A desnaturação de proteínas significa a quebra de proteínas em aminoácidos menores. É a separação de ligações covalentes que são mais instáveis. Isso normalmente é causado pelo aquecimento da proteína. Um exemplo que ocorre no corpo humano: Quando estamos com febre, nosso organismo não "trabalha" direito, o calor excessivo do corpo promove a desnaturação das enzimas (que também são formadas por aminoácidos), responsáveis pelo aceleramento de muitas funções metabólicas.

4) Muitas substâncias (gases, íons, água, açúcares, aminoácidos ou partículas de maiores dimensões.) podem atravessar a membrana celular. Os principais e mais bem conhecidos processos de transporte de substâncias através da membrana são:

Difusão Simples ,Difusão facilitada ,Proteínas carregadoras , Osmose ,

• Difusão simples: a movimentação aleatória de um soluto através de uma membrana semipermeável, irá distribuir o soluto do meio de maior concentração para o meio de menor concentração. Compostos apolares: testosterona, ácidos graxos, oxigênio, gás carbônico atravessam a membrana celular por difusão.

• Difusão facilitada: proteínas da membrana que atuam como canais para transporte de compostos. Apresentam especificidade em relação ao soluto transportado e podem fechar Íons (sódio, potássio), glicose, aminoácidos.

• Proteínas carreadoras: transporte com gasto de energia mediado por proteínas presentes na membrana, contra o sentido da difusão, ou seja, contra o gradiente de concentração .Bomba sódio/potássio: transporta contra o gradiente de concentração, mantém o ambiente intracelular com diferentes concentrações em relação ao meio extracelular

• Osmose: fluxo de água através da membrana, mediada por proteínas (aquaporinas) do meio de menor concentração para o de maior concentração de soluto.

5)Ribossomos: Uma das principais funções dos ribossomos é atuar na síntese das proteínas. Como a célula necessita de muita proteína para se desenvolver, ela possui milhares de ribossomos em seu citoplasma.

Os ribossomos atuam também na síntese das cadeias polipeptídicas.

• Citoplasma: Desempenha um papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula. É também o local de armazenamento de substâncias químicas indispensáveis à vida. As reações metabólicas vitais têm lugar neste compartimento celular: glicólise anaeróbia e a síntese proteica

• Mitocôndrias: exercem uma importante função nas células, são elas que realizam o importante processo de respiração celular.

• Lisossomos: Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com