TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limites Da Cura

Monografias: Limites Da Cura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Dentro das relações sócias muitas vezes ideias e crenças religiosas superam os fatos cientifico, isso decorre da constantes busca do ser humano de fugir da dor e morte, alguns conceitos de “cura “ que se popularizam são adquiridos baseados em conhecimentos transmitido de geração a geração e com a experiências, sem nenhum embasamento cientifico.

O grande desafio da medicina é separar o abstrato do concreto a respeito da doença, tentando entende-la baseando-se apenas nos sintomas e danos que ela causa ao organismo, e montando um diagnóstico em cima disso.

A medicina possui três divisões, a medicina empírica que se baseia no conhecimento adquirido através de algumas crenças, rituais, e usa quase sempre a natureza como fonte de conhecimento. Medicina divina, que é ligada exclusivamente a religião. Ambas estão relacionadas a abstração e não possuem nenhum embasamento teórico que comprove a eficiência da sua pratica. Medicina- oficial se baseia na análise e estudo do corpo humano e da doença, o que possibilita que ela tenha relatos teóricos, possíveis de serem comprovados sua veracidade, e cuja as técnicas podem ser usadas em qualquer lugar do planeta.

Compreender o corpo humano é um grande desafio, já que as patologias ocorrem em dimensões macro e microscópica, por isso é importante a comprovação do maior número de sintomas da doença, pois isso vai tirando ela do “mundo” invisível e trazendo para o visível.

Algo que as três medicinas possuem em comum é a constante busca de tirar a dor do indivíduo e prolongar a vida, todavia a medicina oficial tenda fazer isso baseado em teóricas que comprove o que é normal para o corpo humano e o que é patológico.

No século 4 a.C. a medicina já obtinha seu primeiro avanço, pois surgiu o primeiro sistema teórico capaz de explicar a doença, permitindo os médicos hipocráticos falar a respeito das origens das patologias, e iniciar um conflito com a religião baseado em fatos concretos.

As três medicinas estão o tempo toda se entrelaçando, todavia a medicina oficial possui objetivos bem claro que seria: entender o corpo humano e conseguir modificar estruturas que causem mal, diferencia o que é normal e patológico para o corpo vencer a dor e a morte, as outras medicinas também possuem essas metas, todavia muitas de suas explicações sofrem influência das crenças religiosas, já que eles acreditam que a doença é algo de natureza divina.

O estudo da célula foi um outro passo importante para compreender a saúde e a doença, micrologia desvenda aquilo que o médico não pode ouvir nem sentir. Atualmente a medicina molecular já está sendo usada, mas devido ao seu alto custo ela fica restrita a locais de alto padrão o que dificulta a medicina hospitalar sair da célula para a molécula. E provavelmente no futuro os estudos se voltaram para entender o binômio massa-energia.

A dificuldade que a medicina oficial possui para entender a fisiologia de algumas doenças, e a falta de resposta que diminua o medo das pessoas da morte, faz com que as pessoas continuem procurando as práticas de cura oferecidas pela medicina empírica e divina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com