TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linfocitos

Casos: Linfocitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CURSO DE FARMÁCIA

LINFÓCITOS

Elaborado por:

Anápolis, Setembro de 2013.

FACULDADE ANHAGUERA DE ANÁPOLIS

CURSO DE FARMÁCIA

AIDS

Anápolis, Setembro de 2013.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 Linfócitos 5

3 AIDS 5

3.1 Principais Sintomas da Aids 11

3.2 Causas 11

3.3 Sintomas da Aids 11

3.4 Tratamento da Aids 11

3.5 Prevenção 11

4 CONCLUSÃO 13

5 BIBLIOGRAFIA 14

1. INTRODUÇÃO

Além de um breve resumo de todos os assuntos referidos ao longo deste trabalho, referem-se ainda, brevemente, os aspectos que caracterizam cada uma das estruturas e dos processos referidos. Tal, mostra-se de bastante interesse na medida em que, uma melhor compreensão dos mecanismos que contribuem para a elevada diversidade do reportório dos linfócitos T isoladamente, possibilita uma melhor compreensão desses mecanismos, no contexto do trabalho.

2. Linfócitos

Linfócito é um tipo de leucócito (glóbulo branco) presente no sangue. São produzidos pela medula óssea vermelha, através das células-tronco linfóides que se diferenciam em células pre-búrsicas e pre-timocitos. Para se defender de doenças, o organismo conta com a ação do sistema imunológico, que envia células fagocitárias (capazes de englobar e degradar o patógeno) para o local que está sendo atacado. Os glóbulos brancos (leucócitos) fazem parte do sistema imunológico e são constituídos por linfócitos, eosinófilos, basófilos, monócitos e neutrófilos.

Os linfócitos, produzidos na medula óssea a partir de células-tronco, são classificados em 3 tipos: ‘natural killers’ (NK), linfócitos B e linfócitos T.

Os pre-timocitos dão origem aos Linfócitos T que por sua vez vão amadurecer nos tecidos linfóides; já as células pre-búrsicas dão origem aos Linfócitos B. Há ainda uma terceira classe. Por sua aparência ao microscópio, há duas categorias de linfócitos: os grandes e pequenos. A maioria mas não todos os linfócitos granulares com tamanhos maiores, são os chamados linfócitos Natural Killer (células NK ou exterminadoras naturais). Os linfócitos pequenos podem ser linfócitos T ou linfócitos B. Os linfócitos têm um papel importante na defesa do corpo. Os linfócitos T são o principal responsável pela chamada imunidade celular, agindo ora de forma a estimular ou atenuar a produção de anticorpos pelos linfócitos B, ora diretamente sobre os antígenos ou células corporais infectados por esses, destruindo-os. Os linfócitos B dão origem aos plasmócitos e celulas B de memória que geram os anticorpos. São o principal responsável pela chamada imunidade humoral, que dá-se via produção e diluição de anticorpos nos fluidos teciduais ou corporais. Os linfócitos NK fazem parte da defesa imediata do corpo: são células grandes que atuam principalmente contra células cancerígenas e infecções virais. Os linfócitos T protegem contra vírus, fungos e bactérias e são responsáveis por diferenciar as células do organismo de corpos estranhos; qualquer distúrbio na sua função de reconhecer o antígeno pode causar uma doença autoimune. Já os linfócitos B têm a função de produzir os anticorpos que atuam no reconhecimento e destruição do antígeno: estimulados e ‘convocados’ pelos linfócitos T, são responsáveis por desenvolver a chamada ‘memória imunológica’.

A concentração de linfócitos no sangue depende da condição física do indivíduo: em casos de imunodeficiência, a concentração é baixa (linfopenia); já quando há infeções ou rejeição a transplantes, ela aumenta (linfocitose). A contagem de linfócitos é um exame muito utilizado para monitorar doenças e infecções como as provocadas pelo HIV.

Para observar os linfócitos em microscópio é necessário fazer colorações específicas, assim será possível fazer um estudo da morfologia dos linfócitos. Geralmente os linfócitos entre os leucócitos do sangue são as menores células.

Análise microscópica do sangue periférico mostra que um linfócito pequeno normal tem entre 10-12 micrômetros de diâmetro, um núcleo redondo com cromatina condensada e citoplasma escasso pouco basofílico. Normalmente o linfócito pequeno tem o tamanho aproximado de uma hemácia (aproximadamente 7 micrômetros de diâmetro).

Linfócito normal (coloração de May-Grünwald Giemsa)

São três os tipos de linfócitos: Natural Killers (ou células NK), linfócitos T e linfócitos B.

Linfócitos TOs Linfócitos T são células do sistema imune formadas apartir das células mães (estaminais) localizada na medulaóssea e que depois migram para o timo, onde se dividem eamadurecem. Depois de maduros, esses linfócitosabandonam o timo e entram no sistema linfático, ondefuncionam como parte do sistema imunitário de vigilância.O Linfócito T tem a função de coordenar as defesasimunológicas contra vírus, bactérias e fungos, principalmenteatravés da produção e liberação de substâncias chamadascitocinas.

Linfócito CD4+Antígeno TCR Célula T Endossomo MHC II CD4+ H Lisossomo CD4 CD3 TCR Peptídeo.

Barreiras físicas e químicas• Pele• Membranas mucosas• Epitélio ciliado• pH ácido• Lágrimas• Ausência de receptores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com