TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linfocitos

Trabalho Universitário: Linfocitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 3

O que são Linfócitos

Os linfócitos são um tipo de células brancas do sangue (leucócitos), produzidos na medula óssea vermelha.

Função dos Linfócitos:

- Realizar a defesa do organismo contra agentes infecciosos (vírus, bactérias, substâncias alergênicas e outros corpos hostis que podem penetrar no corpo humano).

Características principais:

- Possuem formato esférico;

- São mononucleares (presença de apenas um núcleo);

- Possuem cor azul;

- Possuem tamanho entre 5 e 8 micrômetros;

- No corpo humano de uma pessoa saudável existem entre 1 mil e 4 mil linfócitos por mililitro de sangue. Eles são de 20 a 30% do total de leucócitos. Quando uma pessoa está estressada ou deprimida este número pode cair, enfraquecendo seu sistema imunológico. Por outro lado, quando uma pessoa está com uma infecção, o número de linfócitos cresce, indício de que o sistema imunológico está combatendo vírus ou bactérias.

Tipos de Linfócitos e suas funções:

- Linfócito T - possuem a função de fabricar os anticorpos do sangue, atuando também na imunidade celular.

- Linfócito B - são responsáveis pelo reconhecimento dos antígenos (corpos estranhos que entram no corpo humano). Produzem os anticorpos contra os antígenos.

- Células NK (Natural Killers) - totalizam cerca de 10% dos linfócitos presentes no sangue. Possuem a capacidade de atacar e destruir células hostis ao corpo humano.

Você sabia?

- Para manter nosso sistema imunológico saudável devemos: ter uma alimentação saudável e diversificada (rica em vitaminas e minerais), evitar estresse, não fumar, não abusar de bebidas alcoolicas, dormir bem e praticar exercícios físicos regularmente (não ser sedentário).

Fonte: Arthhur frazão Medico

Os valores reais dos linfócitos são obtidos através de um exame de sangue conhecido como leucograma, apresentado geralmente no hemograma.

Linfócitos altos (linfocitose)

Fonte: Sara Viega

Os valores de linfócitos estarão altos (linfocitose) quando o paciente apresentar alguma infecção, como hepatite viral, toxoplasmose, rubéola, infecção aguda por HIV, leucemia linfocítica crônica ou aguda, por exemplo.

Linfócitos baixos (infopenia)

Os linfócitos baixos podem significar a presença de infecções e enfermidades agudas, doença de Hodgkin, lúpus, anemia aplásica, insuficiência renal, Aids e estado terminal de câncer, por exemplo.

Os valores também ficam alterados quando o paciente está desnutrido, situação que se normaliza assim que o estado de desnutrição se reverte.

Valores de referência dos Linfócitos

Os valores de referência dos linfócitos são de 20 a 50% ou 1500 a 5000/mm3 de sangue.

• Causas da linfocitose monoclonal ou primária

________________________________________

A linfocitose monoclonal reflete uma doença proliferativa onde o número de linfócitos aumenta por causa de um defeito linfoide. Dá-se por:

Tumores linfoides

Leucemia prolinfocítica

Tricoleucemia

Linfomas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com