TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do impacto dos lixos no perímetro urbano

Por:   •  10/5/2015  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

3 – Industria localizadas entre áreas de habitação da cidade.

No decorrer do crescimento da cidade sem um planejamento, o entorno das indústrias foram sendo ocupados por residências sem nenhum tipo de controle, e com essa ocupação desordenada os problemas aparecem; a poluição sonora, poluição do ar e circulação de veículos de grande porte por ruas projetadas para atender as necessidade apenas da comunidade. Os problemas afetam tanto o cotidiano da população quanto o desenvolvimento das indústrias, pois não há espaço para ampliação e a infraestrutura disponível não comporta uma ampliação.

Solução: A princípio seria interessante setorizar a área urbana, separando as áreas residenciais e áreas industriais de acordo com as suas necessidades especificas, como para as industrias áreas amplas, para transito de veículos grandes e que seja fácil o acesso para os operários e também respeite as normas ambientais, para não afetar córregos ou mesmo solo aonde está implantada. O processo de migração tanto de industrias ou das residências deverá ser complexo e vai requerer um planejamento, incentivo e fiscalização constante para evitar que os problemas venham a ocorrer novamente em outros locais da cidade.

4 – Falta de infraestrutura.

        Outro problema encontrado na cidade que se desenvolveu sem nenhum controle ou planejamento é a falta de infraestrutura básica, como água tratada, coleta de lixo, coleta de esgoto, pavimentação de ruas entre outros problemas. Devido a ocupação irregular dos terrenos não há cobranças de impostos e assim não possui disponibilidade de verba para disponibilizar a infraestrutura necessária para os moradores que sofrem com os problemas de saúde decorrentes da falta de infraestrutura.

Solução: A cidade deve elaborar uma legislação que proíba a abertura, comercialização e ocupação de novos terrenos sem a devida infraestrutura, para tanto uma fiscalização eficiente por parte do poder público municipal deve ser constante, para os bairros ocupados é necessário levantar as necessidades de cada bairro e então elaborar um plano e buscar uma parceria com a própria população e com governo estadual ou federal para regularizar a situação nos bairros.

5 – Lixão encontra-se próximo a área de habitação de baixa renda.

        A falta de planejamento no desenvolvimento da cidade é observado também na escolha do local para despejo do lixo gerado, o local está em área de preservação ambiental e a expansão da cidade ultrapassou o limite mínimo de afastamento entre a cidade e o depósito de lixo, que por sinal ainda não possui nenhum serviço de reciclagem ou tratamento de gases gerados pelo material orgânico.

Solução: Neste caso é recomendado relocar o espaço para despejo do lixo, antes da escolha observar a direção predominante dos ventos para que os gases ali gerados não sejam levados para cidade, também é necessário verificar a altura do lençol freático para evitar uma possível contaminação pelo chorume gerado pelo lixo orgânico. É necessário também providenciar um aterro sanitário para evitar a contaminação do solo ou até mesmo o lençol freático com isso é possível captar os gases gerados pelo lixo orgânico, outra medida seria uma coleta seletiva aonde o lixo seria reciclado antes mesmo da coleta nas residências, para isso a conscientização e participação da população é extremamente importante para que o serviço funcione corretamente e assim minimize os impactos ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com