TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lixo urbano

Por:   •  20/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  1.707 Visualizações

Página 1 de 3

Pré-projeto

Aluna: Raquel José de Oliveira Gonçalves

Tema: O lixo urbano

Delimitação do tema: O estudo limita-se a aos problemas que causam o lixo urbano ao meio ambiente no Brasil, incluindo problemas econômicos, e apresentando sua evolução e suas ações privadas ou comunitárias, envolvendo tecnologias inovadoras e mudanças comportamentais que conscientizem toda a população urbana.

Problematização:

A produção de lixo urbano é atualmente um dos maiores problemas ambientais da nossa civilização, que sendo extremamente consumista, produz um volume imensurável de lixo diariamente.

  1. Lixo domiciliar, comercial, industrial, hospitalar, lixo público. Mas, e independente da origem do lixo, para onde todos esses resíduos vão?
  2. Quais os danos à saúde pública esse lixo pode causar?
  3. O que é um aterro sanitário, e como funciona?
  4. Qual o papel da coleta seletiva?
  5. Os problemas vindos do volume do lixo urbano têm, por outro lado, aberto uma janela de oportunidades, e fazem com que as cidades encontrem soluções para esses problemas. Quais são essas soluções?

Hipótese:

  1. Esse é o verdadeiro problema que vem causando tanto transtorno na vida urbana. O lixo que não toma o destino correto se acumula nas ruas, causa mau cheiro, propicia o surgimento de animais que trazem consigo o risco de transmissão de doenças, e principalmente – polui.
    O lixo geralmente é transportado por caminhões até os lixões, e ficam acumulados no solo a céu aberto causando danos à população e ao ambiente.
  2. O lixo depositado em lixões a céu aberto ou em terrenos baldios atrai ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros, podendo transmitir doenças como diarreias infecciosas, parasitoses, amebíase etc. Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose. Além disso, quando os lixões estão localizados próximos a aeroportos, podem atrair pássaros diversos, principalmente urubus, capazes de provocar acidentes aéreos.

  1. Aterro sanitário: são locais especialmente destinados ao deposito do lixo. São usadas técnicas para que o lixo cause menos danos. Ele é comprimido com máquinas para que haja diminuição no volume, e é coberto com algum material (geralmente areia), para que se reduza o mau cheiro e o risco do surgimento dos animais que provocam doenças.

  1. Coleta seletiva: Seu papel é separar o lixo de acordo com o material que é composto (papel, vidro, plástico ou metal), e esses materiais são destinados à reciclagem, reutilizados.
  1. São soluções de ações privadas ou comunitárias, envolvendo tecnologias inovadoras e mudanças comportamentais que conscientizem toda a população urbana.
    Para essas pessoas, o primeiro passo está em deixar de achar que lixo é lixo; e que eles não tem mais utilidade. Uma das principais ações vem através do artesanato feito com materiais reciclados, que tem feito que várias pessoas ajudem no sustento de casa e ainda contribuem para a preservação ambiental. Onde algumas pessoas veem lixo, outras pessoas veem arte.

Essas ações, inova, transforma a vida de muitas pessoas, Algumas pessoas vêem apenas uma pilha de lixo. Outras vêem a arte! Então qual a diferença? Talvez ela esteja somente nos olhos dos observadores e dos artistas. Talvez seja uma maneira de abrir mentes para fazer pessoas verem um jeito novo e único de fazer as coisas do melhor jeito. De qualquer maneira, o meio ambiente agradece.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com