TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo Urbano

Exames: Lixo Urbano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 6

REGIÃO DE SANTA FILOMENA-PI

ASPECTO HISTÓRICO

O início da construção do pequeno lugarejo denominado de Santa Filomena, não foi fácil, tornou-se embaraçoso e intricado, devido ao pouco acesso que dava ao mesmo. Foram imigrantes que vieram de São Paulo, para o Piauí, sendo parte, de origem portuguesa. Ao chegar encontraram uma pequena vila de nome Parnaguá, onde aconteciam desbravamento e conquistas de terras, mas ao mesmo tempo um oásis da civilização distante e isolada, sob o comando de uma família, que mais tarde se tornara a mais poderosa daquela região. Ali havia estabelecido o pernambucano Victoriano Rodrigues de Brito, que veio informado das notícias das terras que eram próprias para a criação de gado com imensas pastagens nativas. Estabelecido no lugar, com o seu trabalho tornou-se respeitado, contraindo matrimônio alguns anos depois com uma moça ilustre, cujo nome era Ana Maria Lustosa, filha do poderoso chefe político local, coronel José da Cunha Lustosa, o futuro Barão de Paraim.

Os primeiros registros sobre antepassados da família que depois veio a estabelecer-se na região datam de 1745, quando houve uma sesmaria no sítio denominado Brejo do Lucas em Parnaguá. O mesmo foi concedido ao português José da Cunha Lustosa, que havia chegado à região procedente de Santos - São Paulo, em 22 de julho de 1747. Ao mesmo foi doada, na Lagoa dos Golfos, a Fazenda Mocambo, naquele município, que tempos depois passou a ser chamada de Riacho Fresco. Ele trabalhou em suas propriedades até os seus últimos dias de vida. Ele e sua esposa Helena de Sousa Lustosa tiveram 05 filhos os quais repeliram os índios Pimenteiras, Cheréns e outros do sul do Piauí.

Por volta de 1854, procedente da Fazenda Contrato, onde residiu em terras do atual município de Monte Alegre (PI), acompanhado de alguns parentes e escravos, estabeleceu-se às margens do Riacho Tapuio à direita do Rio Parnaíba.

Alguns desbravadores já haviam percorrido estas terras. Um deles foi José Antônio Barreiras de Macedo. Acompanhado de outras pessoas teria realizado uma entrada de reconhecimento na região, chegando até as margens do Rio Taquara, porém sem deixar qualquer vestígio de sua passagem.

A geografia da região era já conhecida por fazendeiros piauienses e grupos indígenas, sendo que algumas informações indicam como sendo da tribo Cheréns, que habitavam nessa região. O avanço do bravo sertão adentra provocou o deslocamento desses silvícolas para as margens do rio Tocantins.

O Coronel Lustosa da Cunha, como lembrança, plantou ali perto uma semente de mangueira, nascendo e se desenvolvendo, tornou-se a mangueira mãe de todas as outras da sede daquela época.

No decorrer dos anos, outros parentes e amigos chegaram, aderindo aos esforços de colonização dessa região. Veio também, o cidadão Camilo Vieira, que era um homem muito rico e que havia comprado uma moça na Paraíba, cujo nome era Esmeralda, depois daquela atitude, a sua família revoltou-se contra ele e, resolveu situar para o mesmo uma fazenda, pondo o nome de Contrariado, significando a expressão dos seus sentimentos. Em frente, ficava a ilha da Esmeralda, por ter sido ela, a primeira mulher a visitá-la, conhecida hoje por Ilha do Santo Antonio.

Ali, tiveram uma filha, o seu nome era Mikaela, mais tarde, chegando na região, o jovem de nome Francisco Luis de Freitas, que também veio à procura de terras para a criação de gado, e conhecendo Mikaela logo contraiu matrimônio com a mesma. Em desavença com sua família, resolveu situar uma fazenda do outro lado do Rio Parnaíba, pondo o nome de Barcelona, onde originou por ele, a Vila Santa Vitória, atual Alto Parnaíba (MA).

Sendo chefe político do lugar, o Coronel, estende seus domínios por toda a região, ampliando suas fazendas de criação de gado, onde situava o mesmo que trouxera de sua terra de origem.

Com a Guerra do Paraguai (1864 – 1870), a maior da América latina, que colocou o Brasil, Argentina e Uruguai em luta contra o mesmo. Motivo este dar aquele país uma saída direta para o mar. Isto era necessário, para que o país pudesse dar escoamento às suas mercadorias através do oceano atlântico. Para isto, teria que ocupar uma boa parte do nosso território, após o aprisionamento do navio Marquês de Olinda, no rio Paraná, houve a declaração de guerra, onde os paraguaios invadiram Mato Grosso e tentaram invadir o Rio Grande do Sul, atravessando sem permissão, o território argentino. Fato que ocasionou a tríplice aliança entre os três países para a quão renhida batalha. E, atendendo a chamado para alistamento em corpo de voluntários, o Coronel piauiense organizou no distante e humilde lugarejo, um grupo de 234 deles, contando com o concurso de dois filhos, alguns sobrinhos e escravos.

Outros voluntários da Comarca de Parnaguá se juntaram ao grupo no dia 22 de junho de 1865, no local que ficou conhecido por Remanso do Choro, a jusante da ilha do Santo Antônio. Os voluntários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com