TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Líquidos Corporais, Potencial De Repouso E Ação E Sinapses/ Sitema Motor

Por:   •  22/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.579 Palavras (15 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 15

ESTUDO DIRIGIDO: LÍQUIDOS CORPORAIS, POTENCIAL DE REPOUSO E AÇÃO E SINAPSES

  1. Qual a importância da água para os sistemas biológicos?

A água é o principal constituinte do organismo e está presente em diversas ações, como é o caso da osmose, mecanismo fundamental para a sobrevivência de um sistema biológico. Além disso, a água é importante como solvente universal e, também, necessária para o transporte de nutrientes.

  1. Como é feito o controle celular da água e dos solutos no corpo humano?

O controle celular da água e dos solutos é feito a partir de mecanismos de transporte passivo (osmose, difusão simples, difusão facilitada), transporte ativo (bomba de sódio e potássio) e endocitose e exocitose (pinocitose e fagocitose). Além disso, o controle de água e soluto é feito pelo hormônio ADH, e mede se ela vai ser absorvida ou não. Assim, quando o corpo precisa absorver mais água ele libera mais ADH, o que faz com que tenha água no plasma e, consequentemente, maior concentração da urina e maior pressão sanguínea, pela hipervolemia.

  1. Explique todos os diferentes tipos de transporte transmembrana.

Os transportes que acontecem na membrana são a osmose, que é a passagem de água de um meio menos concentrado para uma mais concentrado; a difusão simples que ocorre com a passagem de substâncias diretamente pela membrana plasmática sem gasto de energia; a difusão facilitada que ocorre com a passagem de substância por meio de proteínas presentes na membrana plasmática de forma passiva; a bomba de sódio e potássio que é a passagem de sódio para dentro da célula e potássio para fora da célula com gasto de energia.

  1. O que é solução isotônica, hipotônica e hipertônica? O que ocorre com as células se colocadas em contato com essas soluções?

Isotônica é uma solução onde a concentração de solvente e soluto encontra-se em equilíbrio; hipotônica é quanto há uma maior concentração de solvente em detrimento do soluto e hipertônica é quando há uma maior concentração de soluto em comparação ao solvente.

  1. Quais são os principais tipos de compartimentos corporais e como a água está distribuída nestes compartimentos?

Os tipos de compartimentos são: intracelular (LIC) e extracelular (LEC). O compartimento intracelular apresenta cerca de 40% da água, enquanto o extracelular possui 20%. Assim, os outros 60% são distribuídos nos meios intersticial e intravascular.

  1. O que é homeostasia? Como as células do corpo mantêm o equilíbrio iônico?

A homeostasia é a regulação do organismo para manter em equilíbrio as suas condições internas. O equilíbrio iônico funciona por meio de canais iônicos que há nas células que são responsáveis pela passagem dessas partículas para o meio intra e extracelular, mantendo seu equilíbrio.

  1. Como ocorre a distribuição dos líquidos corporais através dos diferentes vasos do corpo? Como funciona o transporte através dos epitélios?

Os líquidos corporais são distribuídos pelos diferentes vasos sanguíneos por meio do líquido extracelular, como o plasma que é o líquido extracelular do sangue. O transporte através dos epitélios se dá por meio dos vasos, como os capilares sanguíneos, que são responsáveis pela nutrição, hidratação e transporte de substâncias para os epitélios. Assim, se a pressão hidrostática for maior que a oncótica (força exercida pela albumina e várias proteínas no plasma do sangue que contribui para o movimento do fluido) os capilares vaza, para o interstício, mas se a hidrostática for menor que a oncótica, os capilares enxugam o interstício. 

  1. Qual a importância da permeabilidade e dos canais iônicos no estabelecimento do potencial de membrana? Qual é a relação entre as quantidades de Sódio e Potássio intra e extracelulares no estabelecimento desse potencial?

O potencial de membrana é estabelecido pelo equilíbrio dos íons, ou seja, a diferença de potencial entre o meio intracelular e extracelular, que é feita pela passagem pelos canais iônicos. A permeabilidade seletiva é importante também, pois faz com que tenha a passagem de substâncias do meio extracelular para o intracelular, por meio da osmose, difusão simples e difusão facilitada.

  1. O que é gradiente químico e elétrico?

O gradiente eletroquímico possui dois componentes, o primeiro é o gradiente químico que é causado pela existência de diferentes concentrações de íons do lado interior e exterior da membrana, já o segundo é o gradiente elétrico, que é causado pela diferença de carga elétrica dentro e fora das células, sua diferença de carga é referida como potencial de membrana.

  1. Explique o equilíbrio de Gibbs-Donnan.

O Equilíbrio de Gibbs-Donnan ocorre quando a Força do Gradiente Elétrico é igual Força Gradiente Químico, ou seja, o equilíbrio entre as cargas positivas e negativas dentro e fora da célula para manter eletroneutralidade.

  1. O que é potencial de repouso?

O potencial de repouso ocorre quando a célula está polarizada (ou em repouso), pronta para receber um estímulo, mas ainda não consegue responder. Nessa etapa há maior concentração de sódio fora da célula e uma maior concentração de potássio dentro da célula.

  1. Qual a importância da Bomba de Sódio e Potássio no estabelecimento do potencial de repouso de uma célula?

A bomba de sódio e potássio é essencial para estabelecer a diferença de contração dos íons de sódio e de potássio no meio intracelular e extracelular.

  1. O que significa dizer que uma célula está polarizada?

A célula está polarizada quando está em seu estado de repouso, ou seja, há o estabelecimento do equilíbrio da concentração de sódio e potássio, onde o sódio está mais concentrado no meio extracelular e o potássio mais concentrado no intracelular. Nesse estado, a parte interna da célula fica mais negativa e a externa positiva. Além disso, a célula está pronta para responder a um estímulo.

 

  1. O que é Potencial de Ação? O que é Potencial Limiar?

O potencial de ação é a unidade básica da condução da informação, pois conduz a informação por meio de um desequilíbrio no potencial da membrana, ou seja, uma alteração rápida do potencial de membrana, e o deslocamento é ao longo da fibra nervosa até sua extremidade final. O potencial limiar é o estímulo mínimo necessário para que o neurônio consiga responder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (259.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com