TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMBRANA PLASMÁTICA - GLICOCÁLICE E ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA

Trabalho Escolar: MEMBRANA PLASMÁTICA - GLICOCÁLICE E ESPECIALIZAÇÕES DA MEMBRANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 3

1. Conceitue glicocálice e explique sua composição

Os carboidratos, que são exclusivamente encontrados na monocamada externa de membranas plasmáticas, interagem ora com proteínas (glicoproteínas), ora com lipídeos (glicolípideos), formando uma estrutura denominada glicocálice. O glicocálice desempenha inúmeras funções e elas refletem, na verdade, funções desempenhadas por seus componentes. Por exemplo, a inibição do crescimento celular por contato depende de glicoproteínas do glicocálice. Se tais proteínas forem perdidas ou modificadas, como acontece em alguns tumores malignos, mesmo o glicocálice ainda existindo, esta função será comprometida. O glicocálice é importante na adesão e reconhecimento celular, na determinação de grupos sanguíneos, entre outras funções.

2. Dê as funções da fibronectina e da lamina

A fibronectina ode estabelecer ligações com outras moléculas tais como: colágeno, fibrina e heparina. É uma proteína adesiva que ajuda as células a aderirem à matriz, encontrada em todos os vertebrados. Existe uma forma solúvel que circula nos fluidos do corpo ativando a coagulação, cicatrização e fagocitose. A fibronectina mostra-se importante no que tange ao desenvolvimento embrionário. Ela é produzida pelos fibroblastos do tecido conjuntivo e apresenta sequencia de aminoácidos RGD (arginina, glicina e asparagina), sendo, portanto, específica para adesão à superfície celular.

A Lâmina tem as seguinte funções: Papel estrutural e na filtração de moléculas; Influencia a polaridade das células ;Limita as extensões nervosas do ânus; Regula a proliferação e a diferenciação celular; Influencia o metabolismo fotossintético; Serve como caminho e suporte para a migração celular.

3. Sobre as microvilosidades ou microvilos:

a- Conceitue

As microvilosidades são desdobramentos regulares da membrana em formato de dedos de luva e o material citoplasmático contém feixes de microfilamentos de actina dispostos paralelamente, que auxiliam na sua estruturação

b- Explique as funções

Tem a função de aumentar a área de contato com o alimento aumentando a absorção de nutrientes. São encontradas no intestino delgado, onde ocorre a maioria das absorções dos nutrientes.

c- Exemplifique um tipo de célula com microvilos desenvolvidos

Dois exemplos são as células do intestino delgado e do rim

4. Sobre os estereocílios :

a- Conceitue

São longas microvilosidades interligadas, que não apresentam mobilidade, são apicas nas células polarizadas e apresentam filamentos de actina no seu interior

b- Explique as funções

Os estereocílios apresentam como função aumentar a superfície de contato facilitando o transporte de substâncias para dentro e para fora da célula.

c- Exemplifique um tipo de tecido ou célula onde ocorre

Os estereocílios são encontrados apenas em determinadas células espiteliais, como as que revestem o epidídimo e outros ductos do aparelho genital masculino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com