TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORANDO O CRESCIMENTO MICROBIANTE

Relatório de pesquisa: MONITORANDO O CRESCIMENTO MICROBIANTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

O controle microbiano iniciou-se há cem anos e faz-se importante não só na área médica, mas também na indústria alimentícia, por exemplo.

O controle de microorganismos pode prevenir e controlar doenças, evitar contaminação de água e do ambiente, além de evitar a decomposição dos alimentos. Estas ações são feitas por meio de agentes físicos e químicos, matando ou retirando todos os microorganismos (esterilização) ou apenas diminuindo o número destes e inibindo o crescimento (desinfecção).

Tratamentos que provocam a morte dos microorganismos possuem o sufixo-cida (morte), como germicida, fungicida, viricida dentre outros. Já os tratamentos que inibem o crescimento e multiplicação possuem o sufixo –stase ou –stático (parar ou diminuir). Como exemplo temos a bacteriostase. Desde que, no século XVIII, descobriu-se que certos micróbios eram os agentes causadores de muitas doenças graves, não cessou a pesquisa sobre substâncias e métodos capazes de atacar protozoários, bactérias, fungosIntrodução

CONTROLE DE CRESCIMENTO MICROBIANO

O crescimento celular é definido como o aumento coordenado de todos os constituintes celulares. Este aumento pode estar associado ao aumento do tamanho de uma célula ou do número de células, em conseqüência da multiplicação celular, ou a ambos. O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aumento do número de células da população. Grande parte dos microrganismos multiplica-se por fissão binária ou por gemulação, em resultado do que uma célula dará origem a duas ao fim de um certo tempo, tempo de geração ou de duplicação.

O controle científico do crescimento microbiano começou somente há cerca de 100 anos; Pasteur levou os cientistas a acreditarem que microrganismos eram a causa possível de doenças.

Na metade do século XIX iniciaram as primeiras práticas de controle microbiano em procedimentos médicos – lavagem das mãos e técnicas cirúrgicas assépticas.

1.1 PRINCÍPIOS DO CONTROLE MICROBIANO

ESTERILIZAÇÃO – destruição de todas as formas de vida microbiana, incluindo endósporos (formas de vida mais resistentes). ESTERILIZAÇÃO COMERCIAL – uso do calor para matar os microrganismos patogênicos sem necessariamente degradar os produtos (alimentos).

DESINFECÇÃO – destruição dos patógenos vegetativos (não formadores de endósporos), o que não é igual à esterilidade completa – superfícies e substância inerte. ANTI-SEPSIA – tem a mesma definição da desinfecção, porém é dirigido ao tecido vivo.

.2 PRINCÍPIOS DO CONTROLE MICROBIANO

DEGERMINAÇÃO- remoção mecânica, em vez de morte da maioria dos micróbios em uma área limitada;

SANITIZAÇÂO- prática destinada a reduzir as contagens microbianas a níveis seguros de saúde pública, e minimizar as chances de transmissão de doença de um usuário para outro;

1.3 PRÍNCÍPIOS DO CONTROLE MICROBIANO

Os nomes dos tratamentos que causam a morte direta dos micróbios possuem o sufixo - Cida (significa morte): GERMICIDA – mata todos os microrganismos FUNGICIDAS – mata os fungos BACTERICIDAS – mata as bactérias VIRICIDA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com