TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS E MUTAÇÕES GÊNICAS

Por:   •  12/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.922 Palavras (8 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

As mutações cromossômicas e as mutações gênicas ( Doença Genética), é um desafio para a medicina, pois os defeitos congênitos não são resultados de uma única causa. Podem ser devidos à herança genética, a doenças preexistentes ou contraídas pela mãe nos primeiros meses de gravidez, à ingestão de medicamentos por esta no mesmo período e ainda à ação conjunta de alguns desses fatores.

É no estado embrionário, no entanto, que se produzem as malformações mais freqüentes, muitas das quais só se manifestam anos mais tarde.
Quando o agente causal é genético, a malformação pode resultar de um gene dominante, caso em que se manifesta em todos os portadores , ou de um gene recessivo, que só produz efeitos quando transmitido por ambos os pais.

Abordaremos a Síndrome de Hutchinson- Gilford, também chamada de Progeria uma doença genética extremamente rara que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Uma criança com 10 anos se parece com uma pessoa de 70 anos. A expectativa média de vida das pessoas é de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos. Desde a sua identificação foram relatados cerca de 100 casos. As vítimas de progeria nascem bebês normais mas, por volta dos 18 meses, começam a desenvolver sintomas de envelhecimento precoce.

Etapa 3 : Mutações cromossômicas e mutações gênicas; doenças genéticas.


A progeria,ou síndrome de Hutchinson-Gilford é uma doença rara , descrita por primeira vez por Hutchinson em 1886. O nome da síndrome deriva do grego , que significa velho, e foi utiizado por Gilford en 1904, dadas as características do quadro clinico.

As crianças sem retardo mental, com baixo peso, foram os que apresentaram sinais de envelheecimiento prematuro. A sobrevida desses pacientes é curta, sua morte ocorre na adolescencia, a maioria das vezes por doenças cardiovasculares.

Existem inumerosas síndromes e outras condicições denominadas progeroides, e que se manifiesta em diversa magnitude com sinais de envelhecimento.

3-1 Aspectos Gerais

A progeria, ou síndrome de Hutchinson-Gilford é uma síndrome pouco frequente. Consiste no aparecimento de sinais de envelhecimiento em crianças entre o primeiro e segundo ano de vida. A maioria dos casos de progeria são esporádicos, por isso a possibilidade é ser de herença autosômica dominante por mutação.

O diagnóstico que faz a diferença é que o local onde se fará os exames, não deve descartar outras síndromes progeroides descritos na literatura. Se apresenta uma revisão atualizada sobre o tema dando ênfase na aproximaçâo diagnóstica do quadro.

3-2 Incidência

A incidência da progeria clássica tem sido estimada em 1/8000 000 recén-nacidos vivos. Evidencio-se que não há preferência por nenhum sexo em particular, porém existem mais pacientes de raça branca (97% de los pacientes afetados).

Se estima que la maioria dos casos correspondem a mutações autossômicas dominantes esporádicas, alguns investigadores proponhe que o quadro padrão é de herança autossômica recessiva, pois o aparecimento dos casos em filhos de casal com antecedentes de consanguinidade; entretanto, com tão poucas incidência parece não apoiar esta hipótese..

Por outra parte, é difícil confirmar uma referência fiável,autossômico dominante si se considera que a maioria dos pacientes morrem em idade jovem, sem haver -se reproduzido..

. 3.3 Grupos e fatores de risco

Não houve mapeamento ainda do gene responsável da aparição da doença, mais há uma sugerência de um gene candidato que está localizadoen no braço largo do cromosoma 1, pois nos estudos citogenéticos de um par de gêmeos monocigóticos com progeria se detecto uma inversão nesta localização.

Se realizou múltiplos estudos na busca da etiopatogenia da doença. Dentre eles se encontrou um aumento da fração de enzimas sensíveis ao calor, tanto em cultivos de fibroblastos así como em análises de glóbulos vermelhos, mais não existe uma correlação fisiopatológica entre este achado e a patologia da progeria

Outros autores incluso propuzeram que um déficit no metabolismo de la vitamina E poderia ser o responsável da alteração e recomiendam o uso de antioxidante dentro do tratamiento de doença; não obstante a evidência atual não apoia essa hipótese.

3.4 Diagnóstico

O diagnóstico da progéria é fundamentalmente clínico e se cojita em crianças que apresentam sinais iniciais da doença, entre o primeiro e o segundo ano de vida e que manifesta todos os critérios .

Não existe na atualidade nenhum exame concluinte que certifique o diagnóstico de progeria. Não obstante a descoberta mais constante nestes pacientes tem sido o aumento da excreção de ácido hialurónico na urina, evento que não se pode relacionar com transtornos endócrinos nem eventos dismetabólico algum. Se desconhece o rol de este descobrimento na etiopatogênia de doença.

Por outro lado, são diagnósticos, existem certos sinais radiológicos e histopatológicos que descrito na progeria.

Entre as alterações radiológicas se encontram as siguientes:

Alopecia, perda de gordura subcutânea e osteólise, artrose, baixa estatura ou nanismo, cabelo rarefeito ou ausente (generalizado), clavícula ausente ou anormal, erupção tardia dos dentes, face estreita, fenótipo emagrecido, hipoplasia terminal dos dedos, luxação do quadril, micrognatia/retrognatia, mobilidade articular diminuída, pele fina, pilosidade corporal reduzida, puberdade tardia/ hipogonadismo, sobrancelhas ausentes/rarefeitas, unhas finas/hipoplásicas/hiperconvexas, choro/voz anormal, fontanela grande, lábios finos.

A nível cardiovascular se encontranmplacas ateromatosas, as quais estão presentes em todos os vasos, sendo mais prominentes nas arterias coronarias, na aorta e nas mesentéricas. Outro achado são as calcificações das válvulas aorta e mitral, sinais de fibrosis, esquemia e infarto do miocardio.

Os resultados histopatológicos nos rins são cariomegalia de células glomerulares com hiperplasia do aparato yuxtaglomerular. As glándulas endócrinas detectou atrofia de tireoides e detenção da espermatogénesis em alguns pacientes.

Alguns autores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com