TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mamografia

Tese: Mamografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO:

Mamografia nos dias dia de hoje é um assunto para se levar a sério, pois muitas mulheres e em pequena porcentagens os homens a cada dia descobrem que estão com câncer ou que tem a probabilidade de ter esse doença. Neste trabalho citaremos sobre as imagens de mamografias, nódulos, microcalcificações e suas formas, contornos, tamanhos e densidades, esclareceremos também algumas dúvidas quando o assunto e fisiologia da mama, e sobre a evolução dos Aspectos histofisiológicos das glândulas mamarias.

*( Estou enviando em anexo juntamente com o seu trabalho está complementação)

Palavras Chave: Mamografia, câncer de mama.

ABSTRACT

Mammogram in the day today is a matter to be taken seriously, for many women and men in small percentages every day discover they have cancer or who is likely to have this disease. This paper discusses the image of mammograms, calcifications and nodules both its forms, shapes, sizes and densities, it may clear up some questions and when it breast modifications thereof that are present from time to time, breast glands, each female person and also due to breast cancer is a disease of different natures.

Keywords : Mammography, breast cancer.

¹Acadêmicas do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Faculdade UNIGRAN Capital

²Radiologista, Psicóloga, Especialista em Mediação de Conflitos, Ad hoc da Revista da Saúde Da UFES, Professora, Mestre em Bioética e Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia - Faculdade UNGRAN Capital.

INTRODUÇÃO

A mamografia é executada nas mulheres com sintomas de algum fato anormal ou em processo de buscar alguma patologia em mulheres com a saúde em bom estado. (A. STEWART, et al. 2007)

Este tipo de exame realizado é o melhor indicado para a verificação de alguma patologia na mama, tem a possibilidade de mostrar alguma variação mesmo antes da pessoa, ou até mesmo do próprio médico detectar, com o método de palpar, isto é, tem grande chance de achar a alteração, e ter um excelente processo de cura.

A inspeção da mama é de difícil explicação, não pela forma de vários aspectos da sua construção ou da enfermidade, mas sim das suas modificações que se apresentam as glândulas da mama, em cada pessoa do sexo feminino e também devido ao tumor da mama ser uma doença de diferentes naturezas. (AGUIAR, et al. 2009)

O exame radiológico da mama tem dois atos de incidir, o primeiro é da direção desde a cabeça até o pé e a segunda sendo a oblíqua médiolateral. Ainda que essas incidências sejam as principais para detectar a anormalidade na mama, é preciso em alguns casos fazer uso de exames de complementos para informar o diagnóstico. (PASQUALETTE, et al. 1998)

Anatomia da mama

A análise radiológica da mama é de grande valor, pois nela irá identificar as variações e anormalidades da mama, podendo assim ser diagnosticada.

Em mulheres adultas a mama é apresentada em órgãos pares, está situada entre a segunda e a sexta costela no eixo vertical e entre a borda do esterno e a linha axilar média no eixo horizontal, sobre o músculo Grande Peitoral, relacionando com o músculo peitoral maior e menor, serrátil anterior e com o espaço retromamário.

A mama tem três construções importantes: o revestimento exterior do corpo formado pela epiderme e pela derme, unido aos planos subjacentes por um tecido celular subcutâneo, pela hipoderme e pelo tecido relativo da mama constituído por rudimentos epiteliais e o tecido de sustentação. Os componentes epiteliais são as ramificações ductais que se ligam as unidades estruturais e funcionais da mama (os lóbulos) ao mamilo.

O tecido glandular é repartido em 15 ou 20 lobos, propenso da mesma natureza nos raios de uma roda em trono do mamilo. Os lobos glandulares, não são límpidos separados, mas reunidos em grupos em um arranjo radial, como se observa nesta imagem:

Mais afastado da parte mediana do corpo ou do órgão, os menores lóbulos constam em reunir-se de alvéolos arredondados. Sob estímulo glandular, as células periféricas dos alvéolos formam glóbulos de óleo em seu interior, quando ejetados na luz dos alvéolos, constituem glóbulos de leite. Os aglomerados de alvéolos que constitui os lóbulos são interconectados e drenam através de ductos individuais. Cada ducto se amplia em uma pequena ampola, que atuam como depósito de leite, pouco antes de terminar numa pequena abertura na superfície do mamilo. (BIASOLI, et al. 2006)

Segundo Brontrager, L. Kenneth uma camada do tecido adiposo logo abaixo da pele circundada e recobre o tecido glandular. O tecido adiposo dos lóbulos mamários, a gordura subcutânea está entremeada nos elementos glandulares. O tecido conjuntivo (ou fibroso) inter-lobular circunda e dá apoio aos lobos e a outras estruturas glandulares. Extensões formando faixas de tecido fibroso são conhecidas como ligamentos de Cooper (ou suspensores) da mama, e sua função é dar suporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com