TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mamografia

Tese: Mamografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 3

Mamografia

Em 1913, os raios X foram aplicados no estudo das lesões mamárias, onde as primeiras radiografias mamárias foram realizadas pelo cirurgião Albert Salomon, que radiografou peças cirúrgicas e encontrou algumas microcalcificações nelas. O aparelho destinado exclusivamente a mamografia, surge na década de 1960, criada por Charles Gros. Esse primeiro mamógrafo era um tripé com uma câmara especial, e era chamado de senógrafo. (imagem 2 do slide1)

A mamografia é realizada com aparelhos específicos, realizado com baixa dose de radiação ionizante, que tem como finalidade estudar o tecido mamário, e detectar o início de qualquer nódulo nas mamas, mesmo que este não seja palpável, e que o paciente não apresente sintomas, ou seja, ainda esteja em fase inicial, Nesse estágio, em que o tumor habitualmente se encontra com menos de um centímetro, as chances de cura são de 90%.

O mamógrafo utiliza uma fonte de raios-x, que obtém imagens radiográficas do tecido mamário. A imagem é obtida através da captação dos raios-X que atravessam o tecido mamário comprimido entre duas placas a fim de diminuir a sobreposição das estruturas e aproximá-las do filme detector. A imagem produzida é definitiva, e sua qualidade depende das condições técnicas durante a execução do exame.

Para fazer a mamografia, a paciente deve estar sem roupa da cintura para cima e ficar de pé diante do aparelho, assim, o técnico posiciona a mama da paciente em um suporte, onde suas mamas serão comprimidas pelo mamógrafo, tanto no sentido horizontal, quanto no vertical, uma de cada vez, para assim obter uma espessura mais uniforme da mama. A mamografia permite a visualização de alterações no tecido, mas não permite tirar conclusões sobre o tipo da lesão, ou seja, se é maligno ou benigno. Assim é necessário o recolhimento do tecido para biópsia.

Essa compressão das mamas e necessária pois diminui a espessura da mama, para que todo tecido mamário seja visualizado. Essa compressão faz com que o nivel de radiação utilizado para visualização correta do exame seja menor, já que o tecido possui menor espessura, e ainda permite a visualização de pequenas anormalidades devido a não sobreposição de tecido.

Existem dois tipos de aparelhos para os exames: a convencional e a digital. A mamografia convencional utiliza o sistema de écran-filme, associado ao equipamento do exame, e as imagens são gravadas em filme. Já na mamografia digital a imagem é capturada por um detector eletrônico especial de raios-X o qual converte a imagem numa foto digital e pode ser revisada no monitor do computador. O exame de mamografia convencional dura poucos minutos e o de mamografia digital dura ainda menos.

As patologias mamárias benignas mais frequentes são:Doença Fibroquística, Fibroadenomas, Adenolipomas, Hamartomas e Cisto. Já as patologias malignas se tratam do Carcinoma Mamário, as mais frequentes são: Carcinoma Ductal in situ (proliferação de células malignas dentro de um ducto mamário), Carcinoma Ductal Invasor (é formado pela proliferação de elementos epiteliais, que formam estruturas semelhantes aos ductos, com atividade mitótica variável), e Carcinoma Tubular (formado por proliferação de túbulos glandulares, causando secreções apócrina).

Levando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com