TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mamografia

Trabalho Universitário: Mamografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 4

COMO ESCREVER UMA MONOGRAFIA

A elaboração da Monografia é uma atividade regulamentada pela Resolução nº 11/84 do Conselho Federal de Educação. É um trabalho científico que incorpora as atividades de leitura, análise e interpretação da literatura técnica sobre algum tema relacionado ao curso, desenvolvendo os aspectos acadêmicos e profissionais do aluno.

Trata-se de um trabalho individual, com um único tema, em que se pode estabelecer uma inter-relação com outros temas ou abordar seus diversos aspectos. Deve, necessariamente, estar ligado às linhas de pesquisa do curso. Não há exigência de originalidade na escolha do problema de pesquisa, mas de um novo enfoque sobre o assunto escolhido. De acordo com Hübner (1998), são requisitos básicos de uma Monografia: “precisão, clareza e encadeamento lógico no tratamento de tema de relevância social e científica”.

Os trabalhos deverão atender ao rigor científico descrito neste manual, seguindo as normas da ABNT, sob orientação de um professor-orientador escolhido por área de pesquisa, de tal forma que, após sua conclusão, seja possível: 1) extrair um artigo para publicação em revistas especializadas ou livros; 2) apresentar a pesquisa em congressos; 3) submeter o trabalho a concursos de Monografia.

O trabalho de Monografia fundamenta-se no conteúdo programático do. Sua instrumentalização e formalização são apresentadas nas disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Técnicas de Pesquisa. Sua execução é distribuída em 3 etapas: Monografia I, II e III, que são oferecidas nos 3 (três) últimos semestres do Curso.

1.1 A Associação Brasileira de Normas Técnicas e os Trabalhos Acadêmicos

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da NBR 14724 de agosto de 2002, estabelece padrões a serem seguidos nos seguintes trabalhos acadêmicos: dissertação, tese e trabalhos de conclusão de curso/trabalho de graduação interdisciplinar, entendidos como:

3.8 dissertação: documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento da literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É realizado sob a coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do título de mestre. [...]

3.27 tese: documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É realizado sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de doutor, ou similar.

3.28 trabalhos acadêmicos – similares (trabalho de conclusão de curso –TCC, trabalho de graduação interdisciplinar – TGI, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento e outros): documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido. Deve ser emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS).

Etapas da elaboração da monografia

A Monografia é desenvolvida em três etapas, que serão detalhadas nas próximas seções. O presente capítulo descreve as principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com