TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características de alimentos para cães e gatos

Artigo: Características de alimentos para cães e gatos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

• Introdução

Hoje em dia, alguns carboidratos e, principalmente, em rações de cães e gatos têm função não somente de fornecer energia, mas também de melhorar a vida dos animais com outras características que eles possuem. Além de fonte de energia, também são usados como aditivos.

Os alimentos industrializados apresentam grande percentual de CHO  rações: muitas vezes, apresentam mais de uma fonte de CHO. Custo/benefício: fazer o melhor alimento possível, com o menor custo possível!

Rações de cães e gatos: soja, milho,... (farelos misturados). CHO são mais baratos que alimentos ricos em PTNS.

Nem todo animal aproveita CHO da mesma maneira (Fisiologia específica: digestão diferente). Os gatos retiram Energia mais rapidamente de AA’s e Ácidos graxos que outros animais. Porém, mesmo assim, as rações, em geral, apresentam alto teor de CHO.

Carboidratos:

• Solúveis --- amido e açúcares

• Insolúveis --- fibras (celulose e hemicelulose)

A Fibra bruta escrita nas embalagens designa celulose. E os extrativos não nitrogenados (ENN) designam carboidratos solúveis.

Mesmo em rações para animais de Cia, o ingrediente que existe em maior quantidade é o amido. O amido não é um ingrediente essencial para cães e gatos.

Dietas cetogênicas (livre de amido)  em humanos causa hipoglicemia, além de baixar o rendimento em atividade física. Em cães e gatos essa dieta não causa alterações na glicemia. Eles têm grande capacidade de fazer gliconeogênese no fígado.

Então, por que motivo, mesmo as rações para cães de Cia têm tanto amido? Resposta: Porque o custo é baixo. Se elas fossem livre de amido seriam muito caras.

Existe uma ração livre de amido: Grain free. É importada. São rações protéicas e lipídicas. São consideradas a nova sensação agora na Alemanha, EUA, etc. Mas aqui no Brasil o valor dela seria uns R$500!

• Metabolismo de Carboidratos

Os CHO’s, no organismo, têm seu metabolismo controlado por dois hormônios: Insulina e Glucagon.

• Insulina

- A insulina é liberada em resposta à hiperglicemia, com a finalidade de promover a captação de glicose (Gli) para o interior das células.

- Cabe ressaltar que nem todos os tecidos são altamente sensíveis à entrada de Gli. Em neurônios, a hiperglicemia gera lesão neuronal: Se há muita glicose disponível no sangue, esta vai passar para os neurônios – na presença ou na ausência de Insulina; as células musculares e o tecido ocular também.

- A secreção de insulina é proporcional ao aumento de glicose.

- Se houve ingestão de muitos CHO’s, o pâncreas libera mais insulina.

- Por isso é tão difícil estabelecer em início de TTO a dose de insulina.

- Insulina e Glucagon: controlam vias metabólicas intracelular para aproveitar o CHO que foi captado na corrente sanguínea.

ATP Glicogênese Lipogênese

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com