TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre O Comportamento De Cães E Gatos:

Exames: Questões Sobre O Comportamento De Cães E Gatos:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DIRIGIDO:

Aluna:

Questões sobre o comportamento de Cães e Gatos:

1 - A agressão representa uma expressão normal de comunicação, que pode ser vocal e postural. É descrita geralmente como um problema devido ao medo e às lesões que pode provocar no indivíduo.

2- Os cães podem atacar, quando se sentem ameaçados e não têm como se defender.

3 - De maneira geral, o comportamento agressivo tem início na infância do cão em função de não lhe terem sido impostos limites, sendo-lhe dada oportunidade de se reconhecer como líder e assim se comportar com os outros seres.

4 - Influenciam também a agressão, fatores hereditários e hormonais. Mães e/ou pais agressivos podem gerar ninhadas com maior probabilidade de agressividade. Ao adquirir um filhote é importante procurar conhecer, sempre que possível, o comportamento dos pais. Já a influência hormonal é caracterizada pela presença do hormônio masculino, testosterona. Portanto, os machos não esterilizados, (castrados), tem maior tendência agressiva do que os esterilizados.

A falta de um ambiente ideal que imponha aos filhotes os seus limites e lhes proporcione contato com pessoas e animais diferentes, também é causa importante dos desvios de comportamento agressivos. As condições de vida do animal podem contribuir nas manifestações de agressividade. Assim ocorre, por exemplo, com animais que recebem castigo excessivo, dono agressivo, “mimo demais”, isolamento do convívio humano, alojamentos inadequados, ou seja, espaços muito pequenos ou presos constantemente em corrente curta.

5 - Nos gatos, a agressão também se manifesta de várias formas, as mais conhecidas são sem dúvida a defesa de seu território contra um gato intruso, outro animal ou o homem.

6 - O gato pode morder por brincadeira, defesa de território, competição por fêmeas e dor. A brincadeira é um comportamento normal, o gato identifica tudo que se move inclusive a mão ou pé como sua presa e o ataque é uma conseqüência de seu instinto de caçador. Não se deve, nunca, incentivar o filhote a tomar mãos e pés como presa. Nos machos inteiros (não esterilizados), a agressão se manifesta, quando, perambulando pelas ruas, se engajam em lutas e competição pela fêmea no cio.

Classificação da agressividade Canina de acordo com a origem:

1 - Por dominância - É o tipo de agressividade mais comum e manifesta-se quando o cão sente que sua, posição hierárquica está ameaçada por um membro do grupo (matilha).O cão mais dominante do grupo é chamado “alfa” e conquista o direito de ter sempre a primeira,escolha, seja na hora de comer e acasalar, escolher abrigo ou ter atenção. Desde os primeiros meses, o filhote de cão testa seus limites e vai percebendo a quem deve se submeter e a quem pode se impor, dentro do grupo. Os principais fatores que determinam essa hierarquia incluem peso, sexo, temperamento, tamanho e experiências prévias.

Pode ocorrer também a denominada posição “beta”, ou seja, o cão respeita apenas um indivíduo do grupo familiar a quem ele considera como seu dono, seu líder, e aos demais tenta se impor demonstrando agressividade por considerá-los submissos.

2 - Por posse – Ocorre a agressão quando qualquer indivíduo, pertencente ou não ao grupo, se aproxima dos objetos preferidos do cão, por exemplo, brinquedos de que ele goste. Pode também se manifestar com qualquer objeto que ele tenha achado ao explorar seu ambiente.

3 - Por medo - O cão amedrontado, pode se sentir ameaçado ou acuado, seja por temer uma situação nova ou porque a pessoa ou a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com