TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcadores Cardíacos Da Injúria Miocárdica

Artigos Científicos: Marcadores Cardíacos Da Injúria Miocárdica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  4.674 Palavras (19 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 19

MARCADORES BIOQUÍMICOS DA INJÚRIA MIOCÁRDICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Lincoln Ferreira de Oliveira

Deivid Marcelino Ferreira

Danilo Márcio Cardoso

RESUMO

As doenças cardiovasculares são, hoje, uma das principais causas de mortalidade a nível mundial. Uma das doenças mais importantes é o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e seu diagnóstico precoce é de extrema necessidade para sobrevida do paciente. Os marcadores bioquímicos da injúria miocárdica têm a função de facilitar o diagnóstico desses eventos cardíacos. Essa revisão baseada em livros e artigos científicos publicados tem por finalidade demonstrar as características dos marcadores cardíacos em alguns eventos, como o IAM. Com base nos estudos realizados, o marcador bioquímico troponina ainda é o mais sensível e específico para diagnóstico de injúria miocárdica, leve ou avançada quando comparado com os demais marcadores, contudo, a alteração do marcador CK-MB traz maior risco de morte que as troponinas. Pelo fato das troponinas precisarem de aproximadamente 8 horas para atingir a sensibilidade máxima, sua utilização para diagnóstico de sintomas inicias e reinfarto fica comprometida, por isso a CK-MB massa e a mioglobina devido suas características, são marcadores melhores para diagnosticar o inicio dos sintomas do IAM.

Palavras-chave: Marcadores cardíacos, marcadores bioquímicos, injúria miocárdica.

ABSTRACT

Cardiovascular diseases are now a major cause of mortality worldwide. One of the most important diseases, is the Acute Myocardial Infarction (AMI), and its early diagnosis is of utmost necessity for survival. Biochemical markers of myocardial injury have a role in facilitating the diagnosis of cardiac events. This review based on books and scientific articles, is aimed at demonstrating the characteristics of cardiac markers in some events such as AMI. Based on studies, the biochemical marker troponin, is still the most sensitive and specific for diagnosis of myocardial injury, mild or advanced compared with other markers, however, the change marker CK-MB brings a higher risk of death that troponins. Because of troponins need approximately 8 hours to reach maximum sensitivity, its use for diagnosis of initial symptoms and reinfarction is compromised, so the CK-MB mass and myoglobin due to their nature, are better markers for diagnosing the onset of symptoms AMI.

Key-words: cardiac markers, biochemical markers, myocardial injury.

INTRODUÇÃO

O diagnóstico rápido para cardiopatias isquêmicas como o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que acomete pessoas de várias idades, porém com maior prevalência na faixa dos trinta anos, é de fundamental importância para promover o prognóstico e a eficácia do tratamento ao paciente (LOZOVOY, 2008).

Critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para diagnóstico de IAM, enfatizam que deve haver a presença de dois dos três seguintes critérios: sintomas clínicos sugestivos de isquemia miocárdica, alterações eletrocardiográficas, elevação e normalização das enzimas cardíacas (RAMOS, 2001).

Segundo Ramos (2001) e Stefanini (2001), por mais que o quadro clínico seja de vital importância para o diagnóstico do IAM, cerca de 30% dos pacientes, particularmente idosos e diabéticos, não apresentam sintomas específicos do IAM. Entre os pacientes diabéticos, o quadro isquêmico pode apresentar-se atipicamente, e muitas vezes, o IAM pode manifestar-se sem a dor torácica.

Entre os pacientes cuja história clínica não é bem definida e cujos eletrocardiogramas são considerados não diagnósticos ou mesmo normais, os marcadores bioquímicos tornam-se essenciais para auxiliar o diagnóstico de alguma injúria miocárdica (STEFANINI, 2001).

De acordo com Newby et al (2003) o marcador ideal da injúria miocárdica deve ser específico, tendo concentração nula no soro na ausência de injúria miocárdica. O marcador deve ser sensível, tornando-se elevado no soro logo após o inicio de uma lesão cardíaca, e permanecer elevado após muitas horas depois, possibilitando sua mensuração e outra característica importante é que o marcador deve ser de fácil obtenção laboratorial como a coleta à beira do leito, e de baixo custo.

A utilização dos marcadores bioquímicos é de grande valia, pois fornecem informações que auxiliam o diagnóstico bem como o prognóstico de eventos da injúria miocárdica, facilitando o acompanhamento do paciente e mostrando a extensão e comprometimento cardíaco. O diagnóstico precoce de lesão miocárdica auxiliado pela utilização e interpretação do resultado dos marcadores é de fundamental importância para a sobrevida do paciente acometido de IAM.

O objetivo desta revisão de literatura é realizar um levantamento bibliográfico sobre a utilização dos marcadores cardíacos, dando preferência a artigos publicados a partir do ano 2000, contudo a utilização de fontes antigas deu-se necessária para elaboração de conceitos pertinentes ao tema revisado.

MARCADORES DA INJÚRIA MIOCÁRDICA

As doenças cardiovasculares representam uma das principais causas de mortalidade e incapacidade no Brasil e no mundo (BERWANGER, 2004 apud MURRAY, 1996). O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), dentro desse contexto, é o principal responsável de morte na população brasileira (BERWANGER, 2004).

Para que o paciente receba o melhor tratamento em caso de IAM é indispensável que seu diagnóstico tenha sido feto o mais rápido possível, diminuindo assim sérias conseqüências (STEFANINI, 2004).

Quando o paciente é acometido de IAM, que é uma isquemia miocárdica grave, o músculo cardíaco sofre injúria e posteriormente aumentam no sangue os constituintes celulares, que são denominamos marcadores cardíacos (GODOY et al, 1998). Marcadores bioquímicos são substâncias que existem normalmente no interior das células, no caso de marcadores cardíacos, são liberados na circulação quando ocorre alguma injúria celular temporária ou permanente, que pode variar desde perdas discretas de alguma propriedade da membrana até a morte celular. Devido a estas modificações os marcadores bioquímicos ganham o espaço intersticial e a circulação sanguínea (MESQUITA et al, 2002; ANDRIOLO, 2007).

Importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com