TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcadores Tumorais Séricos

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Estudo Dirigido de Oncologia

Assunto: Marcadores tumorais séricos

[pic 2] [pic 3]        [pic 4]

  1. Faça um breve resumo sobre os marcadores tumorais séricos (citando sua localização, função, características e tumores relacionados):

a) Alfa fetoproteina

Localização: Fisiologicamente é uma proteína sintetizada e secretada por hepatócitos fetais, células do trato gastrointestinal e células germinativas

Função: Auxiliar no diagnóstico, monitoramento do tratamento, e identificação da recorrência

Características:  caracteriza-se por ser uma glicoproteína fetal associada à crescimento tumoral. Seus níveis se elevam durante a 14a semana de gestação, atingindo os índices normais do adulto em 6 a 10 meses após o nascimento. Em adultos, está presente em níveis baixos em homens e em mulheres não-grávidas saudáveis.

Nem sempre as elevações de AFP estão associadas a malignidade. Os níveis podem estar elevados em doenças inflamatórias do fígado, como hepatite viral, hepatite crônica e cirrose hepática. Níveis altos de AFP também podem estar presentes em doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn, e na colite ulcerativa, que também produzem elevações de antígeno carcino embrionário (CEA). A maior indicação da determinação de AFP é o monitoramento do tratamento de carcinomas hepatocelulares e de tumores testiculares (não-seminomas) e de suas recidivas. Os níveis de AFP estão correlacionados ao tamanho do tumor. Nos tumores testiculares, é utilizada em associação com a beta-gonadotrofina coriônica (bHCG), sendo extremamente útil no diagnóstico diferencial.

Tumores relacionados: câncer testicular não seminoma, tumor germinativo ovariano, câncer de ducto biliar, câncer de cólon, linfoma, carcinoma hepatocelular, carninomas gástricos e pancreáticos, e um pequeno percentual em carcinomas de pulmão e de cólon

b) CEA - Antígeno Carcinoembrionario

Localização: O antígeno carcino embrionário (CEA) é normalmente sintetizado e secretado pelas células quere vestem o trato gastrintestinal do feto e em pequenas quantidades no adulto.

Função: O CEA é usado na monitoração de tumores gastrintestinais, particularmente no câncer colorretal. O CEA pode ser usado para monitorar a eficácia do tratamento, a recidiva da doença local ou metastática. Elevações dos níveis de CEA são maiores nas metástases e menores na recidiva local. Os níveis mais altos são encontrados nas metástases ósseas e hepáticas.

Características: Em situações normais, é eliminado pelo intestino e em desordens benignas e malignas do trato gastrintestinal, pode ser detectado no sangue circulante. Amplamente aceito como auxiliar no monitoramento do câncer, CEA não deve ser visto como um marcador tumoral específico, pois ele é secretado em pequenas quantidades por certos tecidos normais durante toda a vida adulta

Tumores relacionados: a detecção no soro associa-se a várias malignidades como as de estômago, pâncreas, gastrintestinais, mama, pulmão e ovário. O antígeno carcino embrionário está presente em doenças benignas como hepatopatias, pancreatites, enfisema pulmonar, doenças benignas da mama, colite ulcerativa, doença de Crohn epólipo retal. Níveis mais elevados são encontrados em tabagistas.

c) Beta hCG

Localização: O beta-HCG é normalmente encontrado no soro e na urina durante a gravidez. Porém, pode também estar presente em 10% dos pacientes com doença inflamatória intestinal benigna, úlcera duodenal e cirrose hepática

Função: beta-HCG é muito útil diagnosticando, monitorando terapia, prevendo o aparecimento de metástases e predizendo o fracasso de tratamento ou recidivas da doença.

Características: O hCG possui características estruturais que o tornam semelhante ao FSH, LH e TSH, uma vez que é formado por duas subunidades, a chamada cadeia α e cadeia β. A cadeia α é bastante semelhante nesses quatro hormônios, diferentemente da cadeia β, que confere especificidade.

Tumor de célula germinativa é uma forma de câncer, tem capacidade de gerar tecido placentário, parece com placenta, mas é câncer. O coriocarcinoma é a placenta maligna. Tem como característica a produção do beta-HCG, hormônio placentário, e o teste de gravidez é a dosagem desse hormônio.

Tumores relacionados: o beta-HCG é achado em quase 100% dos pacientes com tumores trofoblásticos e em 10% a 40% de tumores de células não-germinativas, como carcinoma do pulmão, mama, trato GI e ovário. Em pacientes com tumores trofoblásticos (célulasgerminativas) como seminomas, teratomas e coriocarcinomas, o Quando avaliado em combinação com AFP, torna-separticularmente útil na detecção dos seminomas.

d) Imunoglobulinas séricas

Localização: produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. 

Função: Ativação do complemento, Ativação das células efetoras, Anticorpos naturais e capacidade de reconhecer, neutralizar e memorizar antígenos para que estes sejam eliminados do organismo pelos macrófagos.

Características: são glicoproteínas do tipo gamaglobulina, a fracção de globulinas mais abundante no plasma sanguíneo. Podem encontrar-se em forma solúvel no sangue ou noutros fluídos corporais dos vertebrados, ou podem estar inseridos na membrana plasmática, onde actuam como receptores nos linfócitos B e são empregues pelo sistema imunitário para neutralizar patógenos tais como bactérias patogénicas e viroses

Tumores relacionados: Câncer de boca, mieloma múltiplo, câncer de mama, câncer no útero, carcinomas gastrointestinais

e) Testes moleculares BCR_ABL1

Localização: Sangue, medula óssea

Função: é um teste molecular extremamente sensível que mede, no sangue ou na medula óssea, a quantidade do gene causador do câncer BCR-ABL

Características: Existem dois tipos de PCR indicados para a LMC, são eles: PCR qualitativo, usado no momento do diagnóstico para identificar a presença do Cromossomo Philadelphia que caracteriza a LMC; e o PCR quantitativo que é usado para o tratamento e acompanhamento da doença. Este último é o que vamos utilizar como objeto de análise no presente estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (243 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com