TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massoterapia

Tese: Massoterapia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É MASSOTERAPIA?

“ A palavra Massoterapia é composta por um radical latino, Masso, que significa massagem e deriva do latim massa. O termo terapia vem do grego therapia, que significa tratamento.

 Massoterapia é o tratamento realizado através da massagem.

INTRODUÇÃO À ORIGEM DA MASSOTERAPIA:

É impossível precisar onde e como surgiu a prática da massoterapia, uma vez que os registros são muito antigos e oriundos de civilizações e culturas diversas. Os registros mais remotos que chegaram aos tempos atuais datam das seculares civilizações orientais e do Egito Antigo. Os sacerdotes egípcios recebiam massagens após seus banhos, com aplicação de óleos aromáticos, na China, o livro mais antigo do qual se tem conhecimento chama-se Clássico da massagem de Qi Bo e do imperador Amarelo, datado de 300 a.C. Seus exemplares não resistiram ao tempo, e a obra mais antiga que chegou aos nossos dias é Han Quan Shu (O livro de massagem da dinastia Han). Escrito aproximadamente em 150 d.C., é composto de dez volumes.

Hipócrates usava a massagem como uma de suas técnicas terapêuticas. Gregos e romanos eram adeptos da massagem para relaxamento e prevenção de doenças. Durante a Idade Média, porém a massagem foi banida dos países europeus, por considerarem o toque no corpo como pecaminoso e se esquecendo do trabalho terapêutico.

Vários séculos depois, a massagem ressurgiu no ocidente – inicialmente na França, Suécia e Holanda. Em 1968, o médico holandês desenvolveu algumas técnicas, baseando-se nos então recentes conhecimentos da fisiologia, ciência emergente na época. Desde então, a massagem começou a ser conhecida e aceita como método terapêuticos nos meios acadêmicos. Contudo, foi na Suécia que o método ganhou um impulso mais forte, dando origem à atual escola de massagem sueca e a todas as outras escolas espalhadas por todo o mundo.

QUAIS AS MODALIDADES DA MASSOTERAPIA?

Através das varias técnicas massoterápicas em que se especializa

Algumas das quais são trabalhas no curso livre de Massoterapia

Massagem tradicional Chinesa

Massagem Geral

Massagem Laboral

Drenagem Linfática

Reflexologia Podal

Shantala

Tui-ná

Shiatsu

EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

O Massoterapeuta é um profissional autônomo que presta serviços diretos ao cliente/paciente, ao executar procedimentos massoterapicos em seu gabinete, avaliando através de annaminese e escolhendo qual a melhor terapia a ser utilizada no tratamento de prevenção de patologias e ao mesmo tempo proporcionando ao cliente o bem estar em geral da saúde.

O desenvolvimento de suas atividades profissionais pode ser feito em clinicas especializadas, spas e parceria com médicos.

COMO FUNCIONA A MASSOTERAPIA?

Várias pesquisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com