TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Em Massoterapia

Exames: Tcc Em Massoterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  2.628 Visualizações

Página 1 de 7

DRENAGEM LINFÁTICA

Drenagem Linfática Manual em Estética

O processo de Drenagem Linfática, sua fisiologia, importância no funcionamento de todo o organismo humano, é uma dessas grandes descobertas, realizada ainda no início do século XX, pelo Dr. Emil Vodder, tornando-se tratamento de fundamental importância por seus benefícios no pós-cirurgia plástica, principalmente no pós-abdominoplastia.

Porém, o crescente número de supostos profissionais que aplicam drenagens sem conhecimento nenhum do Sistema Linfático, preocupa os esteticistas sérios e estudiosos, afinal, além da concorrência, o trabalho desenvolvido é errado e muitas vezes aplicado de forma danosa ao corpo humano.

Quem conhece o sistema linfático não executa massagens vigorosas, deixando inclusive equimoses em alguns pacientes. Afinal eles sabem que o sistema é composto por finos e delicados capilares que formam uma rede, localizada na parte mais superficial do corpo humano, a pele.

Estes capilares absorvem os líquidos por pressão hidrostática intersticial, que tendem a movimentar o fluído de volta para os capilares, sendo assim, ficou provado que o edema causado está na pele e, levando em conta que os capilares linfáticos são finos, muito sensíveis e também responsáveis pela reabsorção dos líquidos intersticiais, estes não devem e não podem ser manipulados com força e pressão. Portanto, as populares Drenagens Linfáticas Turbinadas não existem.

História da drenagem linfática manual

As primeiras informações sobre o sistema linfático datam desde épocas remotas da Antiguidade. Já no ano 450 A.C. Hipócrates (filósofo grego considerado um dos pais da medicina) através de dissecações estudou este sistema. Posteriormente Vesalius no século XVI iniciou estes estudos.

A Drenagem linfática começou há ser conhecida em 1892 Winowater que também é conhecida como massagem manual que tem o propósito de favorecer um escoamento de líquido nos espaços extra e intracelular, que por excesso de entrada ou pela dificuldade de escoamento que são feitos através das manobras que estimulam a circulação dos vasos linfáticos, rins e coração.

Mas na realidade o método foi desenvolvido pelo casal Estrid e Emil vodder ainda na década de 30, Dr vodder que era formado em fisioterapia, recebia pacientes com problemas de infecção, sinusite, resfriamentos crônicos que era devido ao clima de seu país, ele observou que seus pacientes tinham gânglios linfáticos no pescoço e inchaços. Mas era proibido o estudo da linfa naquela época, mas isso não o impediu de estudar esse processo que mais tarde foi reconhecido pelos profissionais.

Mas tarde, também surgiram mais técnicas baseadas a partir do estudo de Vodder, como Leduc, Foldi, método Camargo e Marx e outras utilizando instrumentos para realização da mesma como Godoy.

As manobras aplicadas estimulam a circulação linfática quando realizadas sobre o trajeto linfático, induzindo a retirada de macromoléculas do interstício direcionando para a circulação sanguínea.

Uma de suas principais funções da Drenagem Linfática Manual é promover a redução do linfedema e edema, sendo muito comumente encontrado em quadros de fibro edemagelóide (FEG), pós-operatório de lipoaspiração, dentre outras cirurgias plásticas, como, por exemplo, abdomnoplastias, mamoplastias, colocação de próteses de silicone, podendo ser associada a recursos fisioterapêuticos como o ultrassom, endermoterapia, favorecendo a recuperação do paciente de modo mais efetivo.

Drenagem Linfática Manual e sua aplicação

Seu benefício principal é evitar a retenção de líquidos no organismo, mas também melhorar a circulação sanguínea e aliviar dores. Sua indicação é para celulite, obesidade, pré e pós-operatório de cirurgias plásticas, varizes, inchaços da gestação, alívio nas dores musculares, pernas cansadas, na redução do edema da tensão pré-menstrual, etc.

A Drenagem Linfática Manual também é usada para tratamentos pós- operatório em pacientes mastectomizados, que fizeram abdominoplastia, para melhor reabilitação.

Não ocorre redução de gordura e sim redução de medidas por perda do líquido retido. Quando a pessoa faz regularmente drenagem linfática, ela se sente mais saudável.

A drenagem linfática facial, que tem objetivo preventivo estético e também terapêutico, ela tem a função de estimular o sistema de defesa, a oxigenação dos tecidos e ajudar na eliminação de líquidos que ficam retidos, colabora na tonificação da pele e retardando o envelhecimento dos tecidos ajudando a melhora a circulação sanguínea, que ajuda e eliminar bolsas e marcas de expressão na região dos olhos. Esse tratamento é mais indicado no procedimento pós-operatório, porque quando feito na linha de cirurgia há uma compressão do líquido retido com isso evita infecções no pós-operatório. Podem ser feitas sessões uma vez por semana ou mais, dependendo da necessidade da pele.

A drenagem linfática corporal pode ser feita diariamente com duração média de uma hora cada sessão, mas muitas pessoas realizam duas sessões por semana. O ambiente para a drenagem linfática deve ser calmo e agradável, fazendo com que o paciente fique em uma posição confortável, em alguns lugares tem músicas para deixar a sessão mais calma e recomenda-se colocar biquíni ou sunga para fazer a sessão.

Técnicas

A drenagem linfática é uma técnica massoterápica que estimula todo o nosso Sistema Linfático e tem como objetivo mobilizar as toxinas presentes nos vasos linfáticos que estão em direção aos rins, para que as toxinas sejam eliminadas.

Para a sua prática da drenagem linfática utiliza-se de movimentos suaves e leves. Primeiro ativa-se os linfocentros, ou seja, conjunto de linfonodos através dos bombeamentos com os dedos e com as mãos de acordo com a zona desejada no corpo, em seguida, através de movimentos de deslizamentos, drena-se o líquido em direção aos linfocentros, que farão à filtragem que leva as toxinas na direção dos rins.

Trata-se de uma técnica que não deve causar dor, podendo utilizar creme ou óleo na pele, lembre-se sempre que existem dois tipos de drenagem linfática, a corporal e a facial.

A drenagem linfática é realizada com movimentos suaves de deslizamento dos dedos sobre a superfície da pele, seguindo um trajeto que acompanha os vasos linfáticos. Deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com