TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massoterapia

Ensaios: Massoterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  2.688 Palavras (11 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 11

Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origens orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques(massagens), proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, anti-estresse, estéticas, emocionais e desportivas. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida.

As indicações para o uso da massagem podem ser avaliadas somente por alguém que conhecem a anatomia e fisiologia do corpo humano e os processos de doença e lesão. Somente o médico que fez o diagnóstico ou o profissional qualificado, pode determinar se a massagem será benéfica no tratamento do paciente. Para chegar a esta decisão o profissional deve ter conhecimento sobre os efeitos da massagem e uma compreensão dos princípios e métodos de sua aplicação.

O valor terapêutico da massagem não tem sido freqüentemente alcançado porque as pessoas despreparadas, não são capazes de fazer o tratamento adequado de massagem com a técnica baseada no conhecimento científico.

A massagem pode ser benéfica ou maléfica, podendo ser indicada ou contra-indicada no tratamento de alterações ou preventivos. É necessário haver cooperação entre o terapeuta que está aplicando o tratamento e o médico que é responsável pelos cuidados do paciente.

A massoterapia tem desempenhado um papel importante nos cuidados gerais de saúde para muita gente, principalmente no mundo estressante como é aquele em que vivemos hoje. A massoterapia, como o nome sugere, consiste no tratamento ou terapia através de massagens e pode ser aplicada a diferentes partes do corpo ou de forma contínua em todo o corpo, para aliviar o stress e a tensão, diminuir as dores musculares, controlar a dor, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde e bem-estar e também melhorar a qualidade de vida.

O massoterapeuta é o profissional que pratica a massoterapia e pode utilizar diversas técnicas de massagens de acordo com o seu diagnóstico. Isto é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum. A capacidade de um profissional qualificado, neste caso o massoterapeuta, direccionar o seu trabalho em função das necessidades do cliente. Por exemplo, se o cliente tiver dores musculares ou quiser aumentar a flexibilidade o massoterapeuta usará um conjunto de técnicas de massagem da massoterapia diferentes das que usaria para um cliente que quer aliviar o stress e relaxar. No entanto, numa massagem comum, o massagista segue uma determinada sequência, geralmente igual para todos os clientes. E não podemos de deixar de salientar o grande ícone da massagem sueca, o sueco PER HENRICK LING do século XIX, onde o próprio designava como massagem holística, justamente por ter buscado conhecimentos na China.

O massoterapeuta pode-se especializar em diversos tipos de massagem através de cursos de massoterapia disponíveis em vários sítios. Uma pessoa que faz um curso de massoterapia passa a ser um profissional qualificado e pode trabalhar em locais como: clínicas de massoterapia, de estética ou reabilitação, clubes esportivos, spas entre outros. O massoterapeuta é o responsável pela seleção das melhores técnicas de massagens que cada paciente vai receber na sua sessão consoante as suas necessidades.

A massoterapia engloba os mais diversos tipos de massagens, na realidade existem 2 ramos: a Ocidental e a Oriental. enquanto a primeira estuda a nossa fisiologia do sistema circulatório, a outra estuda a fisiologia energética. Mas com o mesmo objetivo em comum de tratamento, apenas de forma muitas vezes bem diferente de trabalhar. Algumas das técnicas utilizadas na massoterapia são: A Drenagem Linfática, o Shiatsu, a Reflexologia Podal, o Do-in, o Tuiná, a Ayurvédica, a Tailandesa, a Massagem Relaxanteentre outras.

A massagem é uma das mais antigas e simples formas de terapia e um método para tocar, pressionar e amassar diversas regiões do corpo para aliviar a dor, relaxar, estimular e tonificar. A massagem faz muito mais que produzir uma sensação agradável na pele, atuando sobre os tecidos macios (músculos, tendões e ligamentos) para melhorar o tônus muscular. Embora ela afete principalmente os músculos logo abaixo da pele, seus benefícios podem alcançar as camadas mais profundas de músculos e possivelmente até os próprios órgãos. A massagem também estimula a circulação do sangue e ajuda o sistema linfático (que corre paralelo ao sistema circulatório), melhorando a eliminação de detritos ao longo do corpo.

A massagem sempre foi um dos meios naturais e instintivos de aliviar a dor e o desconforto. Quando uma pessoa tem músculos sensíveis e doloridos, dores abdominais ou uma contusão ou ferimento, o impulso instintivo é tocar e esfregar essa parte do corpo para obter alívio. A massagem tem suas raízes me diversas partes do mundo, entretanto seu crescimento começou na Ásia e Europa. A partir da escola Grega a massagem vem sendo uma forma de auxilio na saúde. Através da história, vieram e se foram muitos sistemas diferentes e teorias de apoio para o tratamento da disfunção e dor musculoesquelético. O pensamento científico atual proporcionou a avaliação da massagem. A pesquisa cientifica mudou a filosofia da teoria da massagem. A pesquisa atual continua definindo os efeitos da massagem no campo terapêutico, assim como no campo de saúde. Tem sido surpreendente a resistência da massagem através dos séculos. Tendência correntes sugerem um aumento da popularidade da massagem e das terapias relacionadas ao corpo, usadas para a redução do estresse e o tratamento de problemas musculoesquelético crônicos. Diversas técnicas manuais surgiram com o passar dos anos e a massagem perdeu seu crédito ganhando força com alguns médicos e pesquisadores, dentre eles, Ambrosio Pare, (1520) (considerado o pai da Massagem), e depois por Perh Henrike Ling(1813) como o divulgador da massagem dando o crédito à massagem de ser chamada de “massagem médica”, mas apesar de Ling não conhecer medicina a massagem perde seu rendimento junto aos médicos. Somente após a pesquisa do Dr. Mezger (1860) a massagem é colocada na ciência e levada e ensinada aos médicos, com isso ela passa a pertencer a dois universos, os práticos que seguiam as teorias e técnicas Suecas e os acadêmicos que empregavam a massagem para medicina.

Originalmente a massoterapia científica foi proposta como reingresso da terapia por massagem dentro da área de saúde, durante os anos de 1960 com o incentivo a busca dos cuidados com o corpo com o presidente Americano John F.Kennedy. Durante a nova visão de corpo saudável iniciado nos EUA o mundo experimentou novas mudanças e adaptações, o universo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com