TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais E métodos Utilizados No Laborarório De Microbiologia

Artigos Científicos: Materiais E métodos Utilizados No Laborarório De Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  3.166 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE MINAS – FAMINAS BH

CÉSAR AUGUSTO SILVA

FELIPE AUGUSTO BICCAS MOURÃO

HEITOR STEPHENSON AGUIAR SANTOS

IAGO ROHR LOUZADA

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO LABORATÓRIO DE MCROBIOLOGIA

Belo Horizonte

2015

1 INTRODUÇÃO

A microbiologia tem na sua área biológica importância nos estudos fisiológicos, bioquímicos e moleculares, além de se destacar em outras modalidades de estudo como na odontologia, medicina, enfermagem, biotecnologia, entre outras.

Primeiramente, esta disciplina tem por objetivo estudar os microrganismos (bactérias, fungos, vírus, algas e protozoários) e os integrar em seu espaço de atuação, possibilitando, assim, identificar, descobrir e prevenir possíveis doenças prejudiciais aos seres humanos. Além disso, tem participação fundamental na área alimentar, influenciando nos produtos de consumo humano ou animal. Desta maneira, permite observar os agentes que danificam os alimentos e os que são transmitidos por estes.

Ademais, a microbiologia, no seu campo abrangente, tem por fundamento formar um estudante capacitado, para que este possa aplicar todo acervo geral adquirido relacionado aos microrganismos de interesse de sua área de atuação, como: conhecer a taxonomia, classificação dos seres vivos e a morfologia destes. Além disso, desenvolve habilidades nos laboratórios e práticas que dizem respeito de como manusear e identificar determinado microrganismo. Assim o aluno poderá aplicar estes conceitos nas suas passagens diárias pelas aulas práticas, o que o favorecerá na sua futura rotina profissional.

2 EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

2.1 IMPORT NCIA E NOME DOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS USADOS

Os equipamentos e materiais são de extrema importância já que dão aos microbiologistas subsídios para um melhor desempenho das atividades laboratoriais. São eles:

Equipamentos: Autoclave, estufa esterilizadora ou forno Pasteur, estufa incubadora, microscópio, contador de colônias, balança semi-analítica, geladeira, centrífuga, banho Maria, lupa, destilador de água, capela de fluxo laminar, chapa aquecedora, pHmetro.

Materiais: Placa Petri, tubo de ensaio, pipeta graduada, alça de drigalsk, cabo de kolle, alça de platina, lâmina e lamínula, tubos de Durham, Erlenmeyer, pinças, algodão hidrofóbico e hidrofílico, provetas, barbantes, papel Kraft, suporte para tubos de ensaio, papel alumínio, gaze cirúrgica, fita de autoclave, cuba para coloração de Gram, béquer, ponteiras, micropipetas automáticas, espátulas, vidro de relógio, swab, fita crepe, balão volumétrico, balão de fundo chato.

2.2 FINALIDADE E ILUSTRAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E MATERIAS

2.2.1 AUTOCLAVE:

Apresentem dois tipos, a vertical e a horizontal. A autoclave é uma câmara de vapor com parede dupla e que permite o enchimento da câmara com vapor saturado e sua manutenção em determinadas temperatura e pressão. Utiliza o calor úmido para a esterilização de materiais e utensílios diversos.

2.2.2 ESTUFA ESTERILIZADORA OU FORNO PASTER:

Esteriliza a seco toda a vidraria convenientemente acondicionada, a temperatura de 170 a 200ºC por 1 a 2 horas. Por este método, podem ser esterilizados os materiais que não podem ser molhados, como bolas de algodão e compressas de gases, por exemplo.

2.2.3 ESTUFA INCUBADORA:

Favorece o crescimento de microrganismos, através da incubação, ou seja, manutenção do meio semeado em determinadas condições para promover o desenvolvimento dos microrganismos, a temperatura constante e por tempo variável.

2.2.4 MICROSCÓPIO:

Microscópio óptico: Utilizado para observação de imagem ampliada por meio de dois conjuntos de lentes; as objetivas, que ficam próximas do objeto, e ampliam a imagem real; e as oculares, próximas ao olho do observador que ampliam a imagem novamente. É formado por duas partes, uma mecânica e uma óptica. A ampliação dada ao microscópio é igual ao produto da ampliação da objetiva pela ampliação da ocular.

Parte mecânica: base, parafuso macroscópico e microscópio, braço, mesa ou platina, charriot, revolver das objetivas, canhão, botão do condensador e presilha.

Parte óptica: fonte de luz, lente condensadora, lentes objetivas, lente ocular e diafragma.

2.2.5 CONTADOR DE COLÔNIAS:

Auxilia o profissional na contagem rápida de colônias de bactérias ou fungos em placas de Petri.

2.2.6 BALANÇA SEMI-ANALÍTICA:

Fornecem medidas precisas dos pesos dos reagentes a serem utilizados para os procedimentos.

2.2.7 GELADEIRA:

Utilizado na conservação de culturas de microrganismos sob baixa temperatura.

2.2.8 CENTRÍFUGA:

Servem para a separação de amostras em soluções de diferentes densidades. Funciona com rotação e sedimentação.

2.2.9 BANHO MARIA:

Utilizados para aquecer substâncias líquidas e sólidas que não podem ser expostas diretamente ao fogo e que precisam ser aquecidas lenta e uniformemente.

2.2.10 LUPA:

Amplia o tamanho do objeto e facilita sua visualização.

2.2.11 DESTILADOR DE ÁGUA:

O destilador serve para retirar os minerais presentes na água, evitando assim a oxidação do material a ser trabalhado.

2.2.12 CAPELA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com