TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membranas

Casos: Membranas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  2.232 Visualizações

Página 1 de 2

1- Caracterize as seguintes especializações de membrana encontradas nas células epiteliais, enfatizando a sua função, composição e os elementos do citoesqueleto a que se associam:

a) glicocálice

b) zônula de oclusão

c) zônula de adesão

d) desmossomas

e) hemidesmossomas

f) junções gap

2- De quais maneiras a célula epitelial pode transportar macromoléculas e micromoléculas ? Como a zônula de oclusão auxilia no transporte dessas substâncias através da célula epitelial?

3- Sobre a membrana basal:

a) O que a diferencia da lâmina basal ?

b) Quais os elementos estruturais (proteínas) que a compõem ?

c) Qual especialização da membrana celular está envolvida na adesão entre a célula e a lâmina basal?

4- Como pode-se diferenciar ultra-estruturalmente ( ao MET ) microvilosidades, cílios ae estereocílios ? Qual é a função dos cílios no epitélio das vias respiratórias ? Porque o intestino delgado apresenta borda estriada ? Em que órgão(s) é possível encontrar epitélio apresentando estereocílios ?

5- Como se classificam os epitélios quanto a:

a) número de camadas de células

b) forma das células mais superficiais

Respostas

1-a)Conjunto de lipoproteínas e glicoproteínas presentes na face externa da membrana plasmática, que tem como função o reconhecimento celular, receptores , etc.Se associam aos microfilamentos de actina.

b)É a fusão das membranas na porção apical de células adjacentes que tem como função a vedação total ou parcial do trânsito de íons e moléculas por entre as células.

c)é particularmente desenvolvida no eptélio colunar simples com borda estriada(do intestino).Ela promove a adesão entre as células e oferece um local de apoio para os filamentos que penetram nos microvilos das células epteliais com borda estriada.associam-se a actina.

d)Tem como função a adesão celular e é onde o citoesqueleto se prende a membrana celular.associa-se aos filamentos intermediarios (tonofilamentos)

e)é o mesmo que os desmossomos, no entanto, ao invés de uma célula se aderir a outra ela se adere a lamina basal e, como nao ha o desmossomo da célula vizinha forma-se apenas um meio desmossomo.

f)Sua função principal é estabelecer uma comunicação entre as células , permitindo que grupos celulares funcionem de modo coordenado e harmonico.

2)através de difusão ou transporte ativo.A zonula de oclusão impede a passagem de substâncias por entre as células, o que torna o transporte muito seletivo ,visto que a sbstancia a ser transportada deverá passar por dentro da célula..

3)a)A lâmina basal nao pode ser vista no microscopio optico.A membrana basal é a lamina basal + a lâmina reticular(formada pelo tecido conjuntivo subjacente.

b)colageno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com