TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metabolismo De Fármacos

Dissertações: Metabolismo De Fármacos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO: METABOLISMO DOS FÁRMACOS

Nossos tecidos são diariamente expostos a xenobióticos substâncias estranhas que não são encontradas naturalmente no corpo. Os fármacos são, em sua maioria, xenobióticos que são utilizados para modular funções corporais com fins terapêuticos. Os fármacos e outras substâncias químicas ambientais que penetram no organismo são modificados por uma enorme variedade de enzimas. As transformações biológicas efetuadas por essas enzimas podem alterar o composto, tornando-o benéfico, prejudicial ou simplesmente ineficiente. Os processos pelos quais os fármacos são alterados por reações bioquímicas no corpo são designados, em seu conjunto, como metabolismo ou biotransformação dos fármacos.

Embora as reações bioquímicas que modificam as drogas, convertendo-as em formas passíveis de excreção renal, constituam uma parte essencial do metabolismo dos fármacos, esse metabolismo abrange mais do que essa simples função. A biotransformação dos fármacos pode alterá-los de quatro maneiras importantes:

• • Um fármaco ativo pode ser convertido em fármaco inativo.

• • Um fármaco ativo pode ser convertido em um metabólito ativo ou tóxico.

•

• Um pró-fármaco inativo pode ser convertido em fármaco ativo.

•

• Um fármaco não excretável pode ser convertido em metabólito passível de excreção (por exemplo, aumentando a depuração renal ou biliar).

O fígado é o principal órgão de metabolismo dos fármacos. Essefator evidencia-se proeminentemente no fenômeno conhecido como efeito de primeira passagem. Com freqüência, os fármacos administrados por via oral são absorvidos em sua forma inalterada pelo trato gastrintestinal (GI) e transportados diretamente até o fígado através da circulação porta. Dessa maneira, o fígado tem a oportunidade de metabolizar os fármacos antes de alcançarem a circulação sistêmica e, portanto, antes de atingirem seus órgãos-alvo. É preciso considerar o efeito de primeira passagem quando se planejam esquemas posológicos, visto que, se o metabolismo hepático for extenso, a quantidade de fármaco que irá alcançar o tecido-alvo será muito menor do que a quantidade (dose) administrada por via oral. Certos fármacos são inativados com tanta eficiência em sua primeira passagem pelo fígado que não podem ser administrados por via oral, devendo-se utilizar a via parenteral. Um desses fármacos é o agente antiarrítmico lidocaína, cuja biodisponibilidade é de

apenas 3% quando administrada por via oral.

Embora o fígado seja, em termos quantitativos, o órgão mais importante no metabolismo dos fármacos, todos os tecidos docorpo são capazes de metabolizar, em certo grau, os fármacos.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS METABÓLICAS

Os fármacos podem, potencialmente, afetar a biodisponibilidade oral, a ligação às proteínas plasmáticas, o metabolismo hepático e a excreção renal de fármacos coadministrados.Entre as categorias de interações medicamentosas, os efeitos sobre a biotransformação têm uma importância clínica especial.

Uma situação clínica comum que precisa levar em consideração esse tipo de interação medicamentosa, por exemplo, é a prescrição de determinados antibióticos a mulheres em uso de contracepção hormonal. Por exemplo, a indução enzimática pelo antibiótico rifampicina faz com que a contracepção hormonal à base de estrogênio seja ineficaz em doses convencionais, visto que a rifampicina induz a 3A4 do P450, que é a principal enzima envolvida no metabolismo do componente estrogênico comum, o 17α-etinilestradiol. Nessa situação, é necessário recomendar outros métodos de contracepção durante o tratamento com rifampicina. A paciente deve ser alertada dessa interação se a rifampicina for acrescentada ao esquema terapêutico. Outro fenômeno associado à indução enzimática é a tolerância, que pode ocorrer quando um fármaco induz o seu próprio metabolismo e, dessa maneira, diminui a sua eficácia com o decorrer do tempo.

Como os fármacos são freqüentemente prescritos em associação com outros produtos farmacêuticos, deve-se dispensar uma cuidadosa atenção aos fármacos metabolizados pelas mesmas enzimas hepáticas. A administração concomitante de dois ou mais fármacos que são metabolizados pela mesma enzima resultará, em geral, em níveis séricos mais elevados dos fármacos. Os mecanismos de interação medicamentosa podem envolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com