TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo De Pesquisa Cientifica

Artigos Científicos: Metodo De Pesquisa Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A aprendizagem da criança é bem compatível com o meio em que vive (VYGOTSKY, 1932). Um exemplo seria o de uma criança que vive em um bom bairro e que tem contato direto com um ensino de qualidade, recebendo incentivos e tende a uma carreira desejável, por outro lado, comparando esta criança com outra da mesma idade que mora em um bairro onde as condições são desfavoráveis, haverá então uma grande possibilidade desta criança não ser bem sucedida em sua futura carreira, estes exemplos são fatos de que o meio influencia a educação de qualquer criança.

Mas deixando de lado a questão de condição social e levando em conta a metodologia de ensino, estamos cientes que com o passar do tempo surgem novas tecnologias que acabam entrando em contato com a educação, seriam bons instrumentos científicos tecnológicos para utilização na educação para melhora-la (CHAVES, 2011) este tema não é tão simples assim, há muitos fatores favoráveis e contrários, estes fatores são acompanhados e defendidos pelos seus respectivos profissionais da área.

O uso dos computadores é cada vez mais presente nas salas de aulas, a tecnologia se encontra até nos celulares, isto é, fica impossível esconder a criança deste fato, na verdade a criança já nasce em contato com a tecnologia, (faz exames de ultrassom, nasce num centro cirúrgico sofisticado, vai para casa de carro, em casa tem eletricidade, quando não tem uma babá eletrônica para informar os pais que a criança está chorando, etc.), isto deixa claro que a tecnologia pode contribuir no aprendizado da criança, fora da escola todos tem a tecnologia à sua disposição, mas dentro da sala de aula ela só poderia usar as tecnologias do livro, do giz, do quadro negro (CHAVES, 2011). O que acaba sendo contraditório, sendo que por meios tecnológicos podemos ir além de livros, como vídeos interessantes, relacionados a matéria ou filmes educativos.

De fato o uso do computador pode melhorar a qualidade de aprendizado da criança, o professor pode ser o mediador entre aluno e computador, pois sua participação é essencial, os meios pedagógicos necessários para este objetivo acontecer tem que vir do professor (PEIXOTO e ARAUJO, 2012).

A ciência avança e com o passar do tempo, tecnologias são superadas e se tornam mais acessíveis, hoje há vários objetos frutos da evolução cientifica, um exemplo seria a calculadora, este objeto faz a função de calcular problemas matemáticos que geralmente exigem a memorização da tabuada, ou os algoritmos necessários para extrair a raiz quadrada, isto evita uma perda de tempo para um alcance mais rápido do objetivo. A calculadora seria apenas um dos muitos outros tipos de objetos desenvolvidos pela evolução tecnológica, outro fator importante é que não preciso decorar números e formulas. Decorar fórmulas não é saber resolver equações matemáticas (NASCIMENTO, 2013).

Na área do ensino de ciências biológicas há vários motivos pelo qual são necessários os instrumentos tecnológicos, por exemplo, em uma aula de bioquímica (TORRES, 2012). A utilização de imagens para o bom entendimento desta matéria é fundamental para uma boa compreensão, há softwares que facilitam muito através de animações em tridimensionais. Assim como em uma aula de fisiologia vegetal, uma animação pode, não apenas facilitar o aprendizado, como também deixar o conteúdo mais interessante para o aluno.

Não há mais como viver sem tecnologia sendo que a mesma se encontra em todo lugar, mas muitas vezes não paramos para pensar que um aluno faz uma multiplicação com a calculadora ele deixa de pensar no processo que fez e como fez para simplesmente obter resultados (SETZER, 2011). E essa facilidade de obter resultados sem pensar muito é que preocupa, pois se um dia ele não estiver com uma calculadora em mãos será que ele consegue fazer a mesma conta.

Já quem defende o uso deste recurso tão valioso, que é a tecnologia, garante que ele só trás benefícios, e demonstram com um leque muito grande ajudas indispensáveis que temos hoje no dia a dia. E que devemos cada vez mais usar esses recursos a nossa volta. (RAMOS e MORAIS, 2011).

Discutir os métodos de avaliar ou qualquer outra forma de relatar o efeito do recurso tecnológico na educação é um papel dos professores, por exemplo, não apenas textos para a leitura podem ser utilizados como também, apresentações visuais com áudio, vídeos e muitos outros recursos (REIS e SILVA, 2011).

Visando essa nova fase da educação, onde a tecnologia entra como um importante instrumento facilitador do aprendizado, temos que buscar cada vez mais a inclusão de todos nessa fase. A escola como uma preparação para o mundo tem o dever de apresentar para o aluno o que já é realidade lá fora. Pois a tecnologia esta presente em praticamente tudo hoje em dia, e é isso que ela vai vivenciar depois de formado.

2 OBJETIVO

Temos como objetivo expor a importância do uso de novos meios de comunicação na sala de aula. É importante afirmar que há uma grande necessidade de se aplicar novas tecnologias durante o ensino, porém os professores devem ser capacitados para usufruir desses equipamentos para a melhora do ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com