TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Execução de pesquisas científicas

Tese: Execução de pesquisas científicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2013  •  Tese  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

Execução de pesquisas científicas

Podemos comparar a produção científica com a construção de um edifício. Deste edifício, acabamos de produzir a planta, o projeto de construção. Ali estão detalhados os rumos da construção, os passos práticos e até mesmo o formato final. Com os materiais planejados já disponíveis, iniciamos agora a construção concretado do edifício, que envolve uma coleta de dados e a produção de um texto escrito.

1.1.2 Coleta de dados

Coletar dados é juntar as informações necessárias ao desenvolvimento dos raciocínios previstos nos objetivos. No caso de uma monografia, a referência de coleta de dados são o objetivo geral e as variáveis que se deseje estar para a(s) hipótese(S) nele contida(S) de resto, como se fará a coleta de dados, que recursos serão utilizados. Na prática, a coleta de dados, constituirá em pôr em andamento os procedimentos planejados para os objetivos, obedecendo ao cronograma estabelecido pelo pesquisador, lembrando sempre que o principal resultado esperado de uma coleta de dados é a produção de conhecimentos para o pesquisador.

1.1.3 Coleta de dados por meio de pesquisas bibliográficas

Entende-se que a pesquisa bibliográfica merece tratamento destacado. Primeiro, porque estará presente em qualquer processo de pesquisa. Com efeito, a respeito de quase tudo que se deseje pesquisar, algo já foi pesquisado de forma mais básica, ou idêntica. Há, portanto, outras percepções e posições que podem servir, seja para embasamento, seja para comparações ou mesmo para o conhecimento daquilo que se pretendia pesquisar por conta própria. Segundo, porque a pesquisa bibliográfica é mais simples e confortável, pois dispensa todo o trabalho de montagem/escolha/testagem/relato de dados. Os dados já estão prontos, organizados, publicados.

Percebe-se, porém, em certos meios acadêmicos, uma tendência de tratar o dado bibliográfico como secundário, como informações de segunda categoria. É um equivoco.

É verdade que a pesquisa bibliográfica não costuma oferecer dados inéditos, como a pesquisa de campo ou de laboratório. Ressalte-se, porém, que em nada compromete a possibilidade de originalidade dos raciocínios que, a partir deles, possam ser desenvolvidos. Dados já publicados podem, mesmo, possibilitar raciocínios inéditos, já que o conceito de inédito não se restringe a “realidade nova”. Pode também significar “pensamento novo” a respeito de “realidade velha”.

A pesquisa bibliográfica tem como instrumento essencial a habilidade de leitura, isto é, a capacidade de extrair informações a partir de textos escritos. Entretanto, não é segredo que a leitura, é um dos hábitos acadêmicos poucos desenvolvidos em nosso meio. Geralmente, lê-se pouco. Motivo: não há gosto pela leitura, provavelmente porque não sabe ler.

1.1.4 Redação do texto científico

Esta é uma fase de extrema importância. É o momento da montagem do texto escrito a partir das informações obtidas, organizadas segundo os objetivos do projeto. Redigir consiste essencialmente em escrever um texto pensando, já produzido ao um objetivo, enriquecendo-o com detalhes anotados. É aqui que os objetivos do pesquisador transformam-se em capítulos ou partes para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com