TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micro Biologia Oral

Pesquisas Acadêmicas: Micro Biologia Oral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

1-) Em relação ao vírus da hepatite A B e C, responda :

A- Quais as características dos vírus que contribuem para a forma de transmissão de cada umas delas ?

Resposta:

VHA- A sua denominação é VHA - Vírus da Hepatite A - tem uma dimensão de 27 nm, é da família dos picornavírus. O seu genoma é constituído por ARN, positivo e monocatenário. Encontra-se por todo o mundo, especialmente em lugares onde as condições de higiene são escassas. Espalha-se através do contacto directo ou indirecto com material fecal e encontra-se nas fezes da pessoa infectada. Este vírus é muito infeccioso e é a causa mais frequente de hepatite aguda

VHB- A hepatite B, provocada pelo Vírus da Hepatite B (VHB) O vírus provoca hepatite aguda num terço dos atingidos, e um em cada mil infectados pode ser vítima de hepatite fulminante.

VHC- O VHC pertence à família dos flaviviridae e o seu genoma é constituído por ARN. Encontra-se no indivíduo doente e tem um período de incubação que oscila entre os 40 e os 70 dias. Tal como o vírus da SIDA é capaz de se modificar e de se camuflar, o que dificulta uma resposta adequada do sistema imunitário.

B- Qual/ quais delas representa maior risco ao profissional dentista e porque ?

Resposta: Vírus da hepatite C porque o profissional dentista tem um intimo contato e constante com fluidos orgânicos como sangue, saliva, exsudatos e suor. E também por não apresentar uma vacina para sua prevenção

2-) Em relação ao HPV, responda :

A- Como a patogêneses do vírus, esta relacionada ao desenvolvimento do câncer de boca e garganta ?

Resposta: A maioria dos casos de câncer de boca é causada pelo fumo e consumo de bebidas em grandes quantidades. Recentemente, pesquisadores americanos revelaram que alguns casos de câncer de boca podem estar relacionados ao HPV 16, o mesmo tipo que causa o câncer do colo do útero. O vírus é transmitido por sexo oral. O câncer na boca é raro, ter realizado sexo oral com parceiro infectado pelo HPV não quer dizer que irá se desenvolver câncer. Para que isto ocorra devem existir vários fatores associados além da infecção pelo HPV, como fumo, consumo de bebidas alcoólicas e predisposição genética.

B- Como as características de transmissão do vírus esta relacionada a atividades do dentista ?

A transmissão do Vírus do HPV se dá por meio de contato com exsudato e matéria orgânica, e na odontologia esses são fatores que estão presente constantemente.

É importante falar sobre barreiras de proteção, EPI’s e esterilização, que são fatores determinantes para a proteção da saúde dos paciente, evitando contaminação cruzada.

http://www.hpvinfo.com.br/hpv-12.htm

3-)Com relação ao HIV, responda:

A- Porque pacientes HIV positivo, apresentam maiores riscos de manifestar candidose oral ?

Resposta: Trata-se da afecção oral mais comum nos pacientes com HIV. Causada pelo fungo Cândida albicans é considerada um preditor de deterioração do sistema imunológico.

Ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com