TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microscopia

Casos: Microscopia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01

O reconhecimento de que a célula é a peça fundamental na constituição de todo ser vivo foi uma das mais importantes generalizações da história da Biologia. Com isso, a Botânica e a Zoologia, até então consideradas dois ramos distintos, foram reunidas. Ficou claro que, apesar das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o fato de serem formados por células, com exceção dos vírus. Sem o auxílio dos microscópios, a Citologia estaria longe de ser o que é hoje. Enquanto o olho humano possui uma resolução de apenas 0,2 mm (com a vista desarmada), o microscópio óptico aumenta este poder de resolução para 0,2 µm e o microscópio eletrônico para 2 nm (0.002 µm)

Com base nestas informações e em seus conhecimentos de microscopia, assinale a alternativa CORRETA em relação ao recurso necessário para visualizar a estrutura biológica.

Figura: Microscópio óptico.

Fonte: Fotografado por Vanessa das Dores Duarte Teruel.

Microscópio óptico para visualizar glóbulos vermelhos.

Vista desarmada para visualizar estrias das células musculares esqueléticas.

Microscópio óptico para visualizar vírus.

Microscópio eletrônico para visualizar molécula de ATP.

Vista desarmada para visualizar mitocôndrias.

Texto sobre o Microscópio Óptico.

O microscópio é um instrumento utilizado para ampliar e observar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nú. O microscópio óptico utiliza luz visível e um sistema de lentes de vidro que ampliam a imagem das amostras.

Os primeiros microscópios ópticos datam de 1600, mas é incerto quem terá sido o autor do primeiro. A sua criação é atribuída a vários inventores: Zacharias Janssen, Galileo Galilei, entre outros. A popularização deste instrumento, no entanto, é atribuída a Anton van Leeuwenhoek (Fig.1).

Moz-screenshot-1.png Moz-screenshot-2.png Moz-screenshot-3.png

Figura 1. Microscópio óptico de Anton van Leeuwenhoek

Os microscópios ópticos são constituídos por uma componente mecânica de suporte e de controlo da componente óptica que amplia as imagens. Os microscópios actuais que usam luz transmitida partilham os mesmo componentes básicos (Fig. 2).

Mikroskop.png 300px-Optical microscope nikon alphaphot.jpg

Figura 2. Microscópio óptico

1. Lentes oculares 2. Revólver 3. Lentes objectivas 4. Parafuso macrométrico 5. Parafuso micrométrico 6. Platina 7. Foco luminoso (Lâmpada ou espelho) 8. Condensador e diafragma 9. Braço

Componentes mecânicos

pé ou base – apoio a todos os componentes do microscópio

braço – fixo à base, serve de suporte às lentes e à platina

platina – base de suporte e fixação da preparação, tem uma abertura central (sobre a qual é colocada a preparação) que deixa passar a luz. As pinças ajudam à fixação da preparação. A platina pode ser deslocada nos microscópios mais modernos, nos antigos tinha que se mover a própria amostra, segura pelas pinças.

revólver – suporte das lentes objectivas, permite trocar a lente objectiva rodando sobre um eixo

tubo ou canhão – suporta a ocular na extremidade superior

parafuso macrométrico – permite movimentos verticais da grande amplitude da platina

parafuso micrométrico – permite movimentos verticais lentos de pequena amplitude da platina para focagem precisa da imagem

Componentes ópticos

condensador – sistema de duas lentes (ou mais) convergentes que orientam e distribuem a luz emitida de forma igual pelo campo de visão do microscópio

diafragma – regula a quantidade de luz que atinge o campo de visão do microscópio, através de uma abertura que abre ou fecha em diâmetro (semelhante às máquinas fotográficas)

fonte luminosa – actualmente utiliza-se luz artificial emitida por uma lâmpada incluída no próprio microscópio com um interruptor e algumas vezes com um reóstato que permite regular a intensidade da luz. Os modelos antigos tinham um espelho de duas faces: a face plana para reflectir luz natural e a face côncava para reflectir luz artificial.

lente ocular – cilindro com duas ou mais lentes que permitem ampliar a imagem real fornecida pela objectiva, formando uma imagem virtual mais próxima dos olhos do observador. As oculares podem ser de diferentes ampliações sendo a mais comum de 10x. A imagem criada pela ocular é ampliada, direita e virtual.

lente objectiva – conjunto de lentes fixas no revolver, que girando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com