TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de um mini-esquema de resistências e leitura de circuitos através de um multímetro digital para obtenção de resultados

Seminário: Desenvolvimento de um mini-esquema de resistências e leitura de circuitos através de um multímetro digital para obtenção de resultados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Seminário  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução.

Este trabalho tem como objetivo a determinação dos valores dos circuitos com a utilização dos códigos de cores impresso em cada resistor, leitura nominal de cada resistor e leitura com o multímetro; elaboração de mini circuito de resistores e leitura dos circuitos através do multímetro digital para obtenção dos resultados.

CONCEITOS

Para realização do experimento, analise e obtenções dos resultados foram necessários os seguintes conceitos abaixo relacionados:

Resistores

É um dispositivo elétrico que tem como característica transformar energia elétrica em energia térmica a exemplo temos resistores para aquecer chuveiros, nos aquecedores de cabelo, também podemos observar a energia térmica gerada pelos resistores nas lâmpadas incandescentes que esquentam muito quando estão ligadas. Outra finalidade dos resistores é como o próprio nome diz de resistir, no caso ele resiste a passagem de elétrons diminuindo a intensidade da corrente quanto maior for a resistência. Em circuitos os resistores podem ser associados em série, em paralelo ou os dois de forma a ser utilizado de diferentes maneiras em diversos circuitos elétricos conforme a necessidade.

Multímetro

O multímetro é um aparelho utilizado para medir grandezas elétricas tais como corrente elétrica, tensão, resistência etc. Os mais antigos são analógicos de ponteiro e os mais modernos são digitais, mais versáteis e mais precisos, em alguns modelos é possível medir a corrente sem cortar o fio, pode ser feito através de tipo uma alicate que envolve o fio e já informa a corrente que está passando.

Figura 2: Multímetro digital

Código de cores de resistores

O código de cores de resistores é utilizado para encontrar o valor da resistência e o percentual de erro de determinado resistor através de uma combinação de cores e valores fixados em uma tabela pré-determinada. O método é utilizado em resistores muito pequenos onde a colocação de número impossibilitaria a leitura.

Figura 3 : código de cores de resistores

Fonte: Nildener 2013.

Placa Protobord

Pode ser definida como uma placa com diversos furos condutores para realização de experimento de circuitos elétricos. A sua grande vantagem é que ela dispensa a utilização de emendas e/ou soldas entre os componentes na montagem do circuito tornando a execução mais rápida e pratica. A sua disposição com partes ligadas em linha e outras em colunas permite variadas associações em série e paralelo.

Figura 4: Placa Protobord

Fonte: Nildener 2013.

Experimento.

Cada um dos grupos possuía a quantidade de 3 resistores, onde analisamos as cores dos mesmos e com o auxílio de uma tabela de códigos de cores, identificamos os valores correspondentes de cada um deles conforme suas cores.

Os valores obtidos foram os seguintes:

Resistores 1º Digito 2º Digito Multiplicador Tolerância Valor Total

Laranja Branco Preto Ouro 39 Ω

3 9 x1 +5%

Laranja Branco Marrom Ouro 150 Ω

1 5 x10 +5%

Azul Cinza Marrom Ouro 390 Ω

6 8 x10 +5%

Valores Medidos 38.9 - 148,8 - 386,5 erro de + 5%

Valores reais 39,0 - 150,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com