TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLUSÃO DIGITAL DA TERCEIRA IDADE NA ATALAIA DO NORTE MUNICIPALIDADE

Projeto de pesquisa: INCLUSÃO DIGITAL DA TERCEIRA IDADE NA ATALAIA DO NORTE MUNICIPALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.444 Palavras (14 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS - CETAM

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

INCLUSÃO DIGITAL DA TERCEIRA IDADE NO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE

EGIANE NASCIMENTO SARAIVA

CLEOCIBETO TENAZOR

MILENA DOS SANTOS FIGUEIRA

ATALAIA DO NORTE - AM

2012

EGIANE NASCIMENTO SARAIVA

CLEOCIBETO TENAZOR

MILENA DOS SANTOS FIGUEIRA

INCLUSÃO DIGITAL DA TERCEIRA IDADE NO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE

Projeto apresentado ao Centro de Educação Tecnológica – CETAM como requisito para a obtenção do Titulo de Técnico em Informática

Curso: Técnico em Informática

Prof. Orientador: Terry F. Paraízo

Atalaia do Norte - AM

2012

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS - CETAM

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

INCLUSÃO DIGITAL DA TERCEIRA IDADE NO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE

Egiane Nascimento Saraiva

Cleocibeto Tenazor

Milena dos Santos Figueira

Nota:__________

Banca Examinadora:

____________________________________

Prof. Orientador: Terry F. Paraízo

____________________________________

Prof. Fabíula Rodrigues da Silva

A Deus, Supremo inspirador de todos nós. Ao orientador, pela paciência, dedicação e incentivos incansáveis.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho intitulado Inclusão Digital da Terceira Idade no Município de Atalaia do Norte, tem como finalidade realizar Inclusão Digital nas “pessoas” desta categoria, oferecendo-lhes os benefícios das novas tecnologias da informação, usando recursos do Telecentro Comunitário São Sebastião, dando início a um programa de Inclusão Digital, visando à capacitação ou reintegração de idosos no mercado de trabalho ou simplesmente proporcionar cultura e entretenimento. Com a realização da Inclusão Digital, a Terceira Idade terá a oportunidade de aprender a utilizar as novas tecnologias bem como o acesso à Internet. A ideia da alfabetização digital é ampliar a contribuição social e estreitar os laços entre cidadãos, já que o município não oferece espaço para que essas “pessoas” tenham acesso a esse novo mundo de conhecimentos. Mediante a realidade observada, foi detectada a necessidade de desenvolver um projeto de integração social que possibilite aos mesmos estimular a capacidade de uso dos aparatos tecnológicos, principalmente o computador e a Internet.

Há bem pouco tempo atrás os idosos não tinham espaços na comunidade Atalaiense, com a validação do estatuto do idoso, passou-se a dar mais importância a eles, no entanto são poucas as atividades onde os mesmos estão envolvidos, estas se resumem em aprendizagens de danças e artesanatos. Daí a importância de se incluir uma nova atividade que estimule a mente e o corpo, além de incorporá-los num mundo digital e informatizado. Este projeto ajudará os idosos a se descobrirem como pessoas capazes e cheias de potenciais, além de disponibilizar novas possibilidades para a relação de comunicação de pessoas com as novas ferramentas tecnológicas.

Para este fim, será requerido o Telecentro Municipal São Sebastião para ministração dos cursos nos horários disponíveis e acredita-se que com o início do curso haverá o processo de Inclusão Digital para a Terceira Idade. Os instrutores para os cursos serão os próprios alunos formados no Curso Técnico em Informática do Centro Tecnológico do Amazonas (CETAM). O Projeto permitirá aos mesmos obter uma experiência real e descobrir quais são as principais dificuldades encontradas pelos idosos ao trabalharem com computadores. Através dos resultados obtidos com este projeto, viabilizará a continuação do Projeto de Inclusão Digital à Terceira Idade.

O objetivo maior deste trabalho é incluir os idosos na era tecnológica para que eles não fiquem “parados no tempo” e que passem, a saber, tudo o que acontece no mundo, já que o interesse geralmente acontece quando são jovens. Tal atividade estimula o cérebro mantendo a memória saudável, cria novos objetivos, traz diversos conhecimentos, faz bem para a saúde e aumenta a autoestima, abrindo muitas portas para o novo século. Os objetivos específicos a serem alcançados são: Realizar pesquisa para quantificar o público alvo; Definir as disciplinaridades; Requerer uso do Telecentro Comunitário São Sebastião; Formular um questionário avaliativo.

Este trabalho será desenvolvido através de uma pesquisa de caráter qualitativo seguindo as linhas da pesquisa-ação-intervenção, onde os Técnicos em Informática desenvolverão ações de intervenções para a inclusão da Terceira Idade nos cursos de informática, a fim de que estes possam desvendar os mistérios da informatização e aprenda os requisitos básicos para o uso da Internet. Nesse sentido, a metodologia utilizada para o melhor desempenho e resultado do projeto será a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, questionários e tabulação de questionários.

Espera-se que este trabalho venha ser o início da abertura de vários caminhos para o progresso social dos membros da Terceira Idade e que estes sejam reconhecidos como cidadãos merecedores de respeito e que têm diversas potencialidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com