TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missão, Visão E Valores

Exames: Missão, Visão E Valores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Todos já devem ter ouvido falar de missão visão e valores, porém a grande maioria talvez nunca tenha buscado o entendimento destas palavras e a aplicabilidade delas em seu cotidiano.

Se avaliarmos dentro do cenário nacional iremos observar que a quase totalidade das empresas de grande porte possuem definidos estes conceitos, e que em contrapartida a grande maioria das empresas de pequeno sequer os conhecem.

Vale lembrar que dentro das empresas que possuem definidos estes conceitos, nem todos os colaboradores o utilizam em seu cotidiano.

O estabelecimento do conceito visão, missão e valores busca nortear todos os colaboradores de uma organização para suas ações, assim podemos dizer que é a “Carta Magna” WIPKIPEDIA, (2013) da empresa, ou o seu pilar, onde as ações de todos os seus colaboradores deverão ser sustentadas.

Segundo NAGAKAWA, (2012):

A missão é basicamente a razão de ser do seu negócio. Ela pode ser alterada com o tempo e é difícil encontrar uma companhia que mantém sua missão intacta por anos a fio. A visão é a situação em que a empresa deseja chegar num determinado período de tempo. A visão de futuro precisa de metas para se tornar concreta. Ela é basicamente um conjunto de objetivos a conquistar. Já os valores são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos funcionários e nas relações da empresa com clientes, fornecedores e parceiros.

1 MISSÃO

Em WIKIPEDIA, (2013):

A missão de uma organização corresponde ao que esta se propõe a fazer, e para quem. É o propósito de sua existência.A definição da missão deve responder a pergunta: "Estou no mercado (ou na sociedade) para quê?" A definição deste conceito orienta na gestão do planoestratégico, visando canalizar esforços da organização naquilo em que a organização é melhor. O conceito de missão orienta tudo e a todos nas organizações.A partir do momento que a organização tem definida sua missão no mercado ou na sociedade, busca-se o detalhamento de seus objetivos. A missão deve ser clara, simples, objetiva e pequena.

Conforme o artigo 170 da Constituição Federal do Brasil, a organização como instituição social é um agente da sociedade criado com a finalidade de satisfazer necessidades sociais. Assim sua missão deve ser gerar riqueza, produzir e distribuir bens ou serviços e gerar empregos, cumprindo assim, sua função social.

1.1 Algumas definições:

“Eis um teste para saber se você terminou a sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou.” BACH, (2013).

“Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. OLIVIERA,(1997).

1.2 Exemplo de missão: ANHANGUERA, (2013):

A missão da Anhanguera é promover ensino de forma eficiente, com o grau de qualidade necessário ao bom desempenho das futuras atividades profissionais dos educandos, para que, de forma competente e ética, possam desenvolver seus projetos de vida como cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades sociais.

2 VISÃO

Conforme FREIRE, (2013) :

Em marketing (ou administração de empresas, em geral), chama-se visão ao sonho (meta) da administração, como ela vê as situações de sobrevivência de sua empresa após a definição dos cenários futuros do mercado e da concorrência. A visão de uma empresa traduz de uma forma abrangente, um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, sem designar o modo de alcança-las. Assim, a visão procura servir de modelo para todos os integrantes e participantes na vida da empresa com o objetivo de atingir a excelência profissional melhorando as capacidades individuais.Na maior parte das empresas a visão não está redigida a escrito, sendo a imagem dos ideais dos seus superiores, divulgadas através de apresentações públicas ou diálogos. No entanto, a comunicação, seja verbal ou escrita, não chega para que toda a organização seja conhecedora do seu conteúdo. Mais importante que as palavras são as ações no terreno dos líderes e gestores de topo.

2.1 Algumas definições:

“Através dos séculos existiram homens que deram o primeiro passo ao longo de novos caminhos, sem outros recursos além de sua própria visão”. RAND, (2013)

2.2 Exemplo de visão: Brookfield (2011)

O que nos move todos os dias é inspirar nossos clientes, colaboradores e investidores pela qualidade de nossos produtos, atendimento, clima organizacional e rentabilidade, sendo a incorporadora de referência no Brasil.

3 VALORES

Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

3.1 Algumas definições:

“Valores organizacionais são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma "ética" para a atuação das pessoas e da Organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com