TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitose E Meiose

Dissertações: Mitose E Meiose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Biologia

Mitose

Mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossômica e geneticamente idênticas. E tem a função de transmitir às células filhas a informação genética dos cromossomos do núcleo sem qualquer alteração quantitativa ou qualitativa. A mitose pode se efetuar em um tempo que oscila entre poucos minutos a várias horas.

Normalmente uma divisão celular é seguida por uma divisão celular. Pode aparecer uma multiplicação do número de cromossomos quando tem lugar uma divisão longitudinal, repetida nos cromossomos, sem que no seguimento se efetue uma distribuição de cromossomos filhos e uma formação de núcleos filhos (endomitose). Este tipo de núcleos com cromossomos múltiplos se chama poliploides.

Contudo, ela é detalhada em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Prófase → etapa preparatória da célula para início da divisão, ocorrendo eventos correlacionados ao período de interfase, essenciais para o ciclo celular:

A cromatina amorfa se condensa até formar os cromossomos, que se compõem de dois cromatídeos, unidos apenas na região dos centrômeros; a membrana nuclear e o nucléolo começam a se dissolver e nos polos aparecem massas fibrosas que constituem o aparelho miótico ou fuso acromático. Nele se encontram inseridos os cromossomos pelo centrômero, que iniciam o seu deslocamento em direção à placa equatorial.

Metáfase → Fase de máxima condensação dos cromossomos e desfragmentação total da carioteca, havendo união no centro da célula, formando a placa equatorial.

Anáfase → Fase da divisão onde ocorre a separação dos cromossomos duplicados, migrando cada cromátide irmã em direção aos polos opostos, em razão do encurtamento dos microtúbulos, consequente à retirada de tubulinas.

Telófase → Última etapa da divisão mitótica, caracterizada pelo agrupamento e descompactação dos cromossomos (genoma) em extremidades opostas, recomposição da carioteca e nucléolo, finalizando o processo com a citocinese (individualização do citoplasma em duas células-filhas).

Meiose

A meiose é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).

Na primeira etapa, também denominada reducional, ocorre a diminuição no número de cromossomos. Na segunda, equacional, o número de cromossomos das células que se dividem é mantido igual aos das células que se formam.

As duas etapas possuem fases que se caracterizam por eventos biológicos marcantes:

Meiose I

Prófase I → essa fase é constituída por 5 subfases:

Leptóteno – inicia-se a individualização dos cromossomos estabelecendo a condensação, com maior compactação dos cromonemas;

Zigóteno – aproximação dos cromossomos homólogos, sendo esse denominado de sinapse;

Paquíteno – máximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com