TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitose E Meiose

Exames: Mitose E Meiose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 4

Mitose

É o processo de divisão celular onde a célula reparte o seu conteúdo. Esse é característico de todas as células vegetais e animais. Na mitose ocorre varias transformações na célula, no núcleo e no citoplasma, esse procedimento é dividido em fases: Prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Figura 1 - Mitose

Prófase

É caracterizada pelo aumento do volume nuclear e com a condensação gradual das fibras da cromatina formando os cromossomos.

Cada cromossomo é constituído de duas cromátides unidas pelo centrômero, o que significa que a duplicação dos cromossomos ocorreu antes da prófase, na interfase.

O inicio da prófase é marcado pela duplicação dos centríolos no citoplasma que se envolvem pelas camadas do áster e migram para lados opostos da célula. Durante esse processo o hialoplasma desenvolve entre ele um conjunto de fibras que constitui o fuso mitódico. A carioteca se fragmenta e o fuso passa a ocupar o lado axial da célula.

Figura 2 – Início da prófase

Figura 3 - Prófase intermediaria

Figura 4 - Fim da prófase

Metáfase

Os cromossomos atingem o estado de condensação máxima e se alinham na parte equatorial da célula. Os cromossomos estão ligados a fibras do fuso e o mesmo é constituído de dois hemifusos que compõem dois tipos de fibras: as continuas que vão de centríolo a centríolo e as cromossômicas que vão de centríolo a centrômero.

Figura 5 - Metáfase

Anáfase

Ocorre o rompimento do equilíbrio metafásico com a separação das cromátides que passam a chamar cromossomos-filhos. Em seguida as fibras cromossômicas ficam mais curtas, fazendo com que puxem os cromossomos para os pólos do fuso.

Figura 6 – Anáfase

Telófase

Nessa fase os cromossomos chegam aos pólos do fuso e ocorre o processo de descondensação. A membrana nuclear se reconstitui a partir do retículo endoplasmático. Os nucléolos se formam novamente e as vesículas do reticulo endoplasmático ligam a superfície dos cromossomos-filhos. Posteriormente termina a divisão nuclear ou cariocinese, produzindo dois novos núcleos com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. A seguir, acontece a divisão do citoplasma. A membrana plasmática se invagina na região equatorial da célula formando um sulco anular cada vez mais profundo, terminando por dividir totalmente a célula.

Figura 7 – Início da Telófase

Figura 8 – Fim da Telófase

Meiose

No processo denominado meiose uma célula diplóide se divide em quatro células haplóides. Existem duas fases, a primeira divisão meiótica e a segunda divisão meiótica. Na primeira divisão da meiose ocorre à divisão de uma célula diplóide em quatro células haplóides onde o número de cromossomos será reduzido, sendo de fato, uma divisão reducional. A segunda divisão é caracterizada como equacional, pois mantêm o mesmo número de cromossomos após a sua divisão.

A mistura de genomas é realizada pela fusão de duas células haplóides, fundidas darão existência a uma nova célula diplóide que posteriormente se dividirá em quatro novamente pela meiose.

Figura 1 - Meiose

Meiose 1 - Primeira Divisão Meiótica

Prófase I

É a fase mais longa e é onde tem início a condensação cromossômica. Cada cromossomo se coloca ao lado do seu homólogo. Durante esse processo ocorre também a sinapse e durante a mesma poderá haver pontos de intersecção entre cromátides e cromossomos homólogos. Como é uma fase longa ela se divide nas seguintes etapas:

• Leptóteno: é a fase em que os filamentos cromossômicos são finos, pouco visíveis e por estarem alinhados não são muito distinguíveis. Estão constituídos cada um por suas cromátides.

Figura 2 - Leptóteno

• Zigóteno: Os cromossomos homólogos começam a se alinhar nessa fase, esse alinhamento é muito preciso em sua extensão e esse processo é conhecido como pareamento ou sinapse.

Figura 3 - Zigóteno

• Paquíteno: Nessa etapa o pareamento é completo. Ficam visíveis as duas cromátides de cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com