TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitose Em Raiz De Cebola

Pesquisas Acadêmicas: Mitose Em Raiz De Cebola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

As células passam por diversas etapas cíclicas durante seu desenvolvimento. O ciclo celular é divido em duas fases: Intérfase e divisão celular: mitose (divisão das células somáticas onde as células-filhas recebem o conjunto de informações genéticas idênticas ao da célula parental) ou meiose (divisão das células gaméticas onde tem início com uma célula diplóide e término com quatro células haplóides geneticamente diferentes entre si). No caso para a análise do ápice radicular da cebola só será estudada a mitose que, por sua vez, também é dividida em etapas.

A intérfase é a fase mais demorada, embora não seja o momento em que a célula está em divisão, muitos eventos importantes estão acontecendo em seu interior. As sub-etapas da intérfase são: G1, fase do crescimento. É quando ocorre a síntese de proteínas (enzimas). S, o principal evento é a duplicação do material genético. G2, conhecida como fase de preparação, pois ocorre a síntese de moléculas e organelas relacionadas ao processo de divisão celular.

O núcleo interfásico (Figura 1) recebe esse nome pois só pode ser observado durante a intérfase e seus componentes são: Membrana nuclear ou Carioteca possui uma membrana dupla, porosa e apresenta ribossomos aderidos; Carioplasma, gel protetor encontrado dentro do núcleo com componentes nucleares imersos; Nucléolo é um enovelado de RNAr que é o principal componente químico dos ribossomos; Cromatina é o conjunto de moléculas de DNA que encontram-se na forma desespiralizada.

Figura 1

Após a última etapa da intérfase ocorre a primeira etapa da mitose, conhecida por prófase, que é a etapa mais longa da mitose, pois ocorre a condensação do DNA, os centríolos migram para os pólos da célula e há o desaparecimento da carioteca e do nucléolo. A etapa seguinte à prófase é a metáfase, nela o fuso acromático liga-se aos centrômeros dos cromossomos, que já estão em seu encurtamento máximo e, por isso, forma-se a placa equatorial, onde os cromossomos ficarão dispostos voltados para o centro do plano com os braços voltados para fora. Na anáfase, fase seguinte, ocorre a fragmentação dos centrômeros, com isso, há a separação das cromátides, cada uma delas passando a formar um cromossomo, neste momento ocorre o encurtamento das fibras do fuso acromático, havendo, então, a ascensão polar (os cromossomos vão para os pólos). Em seguida, com a telófase, a cromatina vai descondensar e alongar os cromossomos, o fuso acromático irá se dissolver e a membrana nuclear reaparecerá dispondo-se em volta dos cromossomos.

Para ter-se a separação total da célula-mãe com a célula-filha é necessário que ocorra a citocinese (divisão do citoplasma). Para que isso aconteça são necessárias duas proteínas: a actina e a miosina II, elas acumulam-se na linha equatorial da célula que está em divisão, formando um anel contrátil que com o decorrer do tempo tem seu diâmetro reduzido, circundando a célula. Raquel Wainfas

Materiais:

• Microscópio óptico;

• Pinça;

• Cebola;

• Orceína acética;

• Lamína;

• Lamínula;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com