TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musculação Na Adolescência

Trabalho Escolar: Musculação Na Adolescência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 5

Musculação na adolescência.

A musculação na adolescência hoje em dia é muito comum, mas não é uma pratica que irá fazer bem a adolescente, pois essa pratica leva a vários danos na saúde. Isso ocorre, pois o índice da patologia está aumentando muito nos últimos anos. Pra quem não sabe o que é patologia, vou explicar:

Patologia

1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo.

2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença.

O que é musculação?

A musculação é uma atividade que consiste em trabalhar a musculatura corporal, realizando exercícios contra uma resistência que pode ser empregada das mais variadas formas, como uma carga num halter ou numa barra longa, num aparelho com baterias de placas, tensores elásticos, aparelhos de ar comprimido, ou simplesmente contra a força da gravidade.

A musculação tem vários objetivos, vamos conhecer esses objetivos:

- Hipertrofia muscular: é um aumento da secção transversa do músculo; isso significa um aumento no tamanho e número de filamentos de actina e miosina (proteínas), e adição de sarcômeros (constituintes da estrutura interna do músculo) dentro das fibras musculares já existentes.

- Força Pura: é a capacidade de exercer força máxima na musculatura para dado movimento corporal, contudo os músculos podem exercer força máxima nas seguintes formas: contrações isométricas (estáticas), concêntricas (fase positiva do movimento, onde se vence a resistência), e excêntricas (fase negativa do movimento, onde a resistência vence a sua força).

- Potência muscular: é a combinação entre a velocidade e a força; quanto maior a força ou a velocidade de execução, maior será a potência gerada.

- Resistência Muscular Localizada: caracterizada pelo tempo máximo em que um indivíduo é capaz de manter a força isométrica ou dinâmica em um determinado movimento ou exercício. A resistência muscular localizada pode também ser definida como a capacidade de manter a atividade contrátil do músculo até que o mesmo entre em fadiga.

Os adolescentes ainda não esta completamente formado fisicamente como mentalmente, a musculação sendo feita sem ajuda de um profissional irá retardar o crescimento dos músculos, causar danos na coluna, lesões musculares, encurtamento dos músculos e assim entre vários danos.

Então vem uma pergunta intrigante.

Não posso fazer nenhum tipo de musculação?

Pelo contrario, na verdade a musculação sendo acompanhada de perto por um profissional faz muito bem a saúde. Como por exemplo:

- Aumento da força muscular, potência e resistência muscular localizada (a capacidade de um músculo ou músculos de realizar múltiplas repetições contra uma dada resistência).

- Diminuição de lesões nos esportes e nas atividades recreativas.

- Melhora do desempenho nos esportes e nas atividades recreativas.

O errado de muitas pessoas que fazem academia, esportes ou qualquer outro tipo de exercícios, é querer ser parecido com alguém, o organismo de uma pessoa pra outra é totalmente diferente. Cada corpo tem um modo de reagir a tudo.

Vamos ver cada tipo de musculação e seus resultados:

Hipertrofia Muscular

É o indicado para quem quer aumento de massa muscular. Ocorre um aumento no diâmetro da fibra muscular e na quantidade de filamentos de actina, miosina e sarcômeros. Algumas dicas que podem melhorar o treino de hipertrofia e fornecer resultados mais rápidos são:

Os intervalos entre as seções devem ser entre 48 e 72 horas. É necessário dar esse repouso ao grupo muscular para que haja tempo de recuperação e consequente hipertrofia;

Execute os exercícios de forma lenta e aumente o tempo de tensionamento muscular;

Malhe o mesmo grupo muscular no máximo por três vezes na semana;

O descanso entre as séries variam de 30 segundos a 1 minuto;

Podem ocorrer dois tipos de hipertrofia: a transitória e a crônica. A transitória acontece apenas durante uma sessão simples de exercícios. Ela é a consequência do edema (acúmulo de líquido) entre as fibras musculares, causado pelas lesões durante o exercício. O líquido retorna ao seu local de origem, ou seja, o sangue, em algumas horas após o exercício.

Fortalecimento Muscular

A força muscular é o vigor máximo de um músculo ou um grupo de músculos pode gerar. A capacidade máxima é definida pela quantidade de peso máximo que a pessoa consegue erguer apenas uma única vez. Isso é chamado de Repetição Máxima (RM). Sempre que for realizar esse tipo de treino é necessário saber qual a sua capacidade máxima.

Depois de realizar o devido aquecimento, você deve executar várias repetições com esse peso. Com o decorrer do tempo a melhor adaptação neural, que se refere a melhor coordenação e eficiência na hora da realização do exercício, faz com que você consiga ir aumentando a carga. Isso cria definição muscular sem causar, necessariamente, hipertrofia. Devem ser realizados:

• Repetições com cargas próximas as máximas, calculadas de acordo com um RM;

• Fazer mais de quatro séries por grupo muscular;

• Velocidade lenta na execução dos exercícios;

• Fazer os exercícios de 2 a 3 vezes por semana para o mesmo músculo;

Resistência muscular

Refere-se à capacidade que determinado músculo ou grupo muscular tem de sustentar uma determinada carga imposta. É o que você realiza quando empurra repetidas vezes a carga colocada no aparelho ou quando mantém essa sustentação por um tempo determinado como nos exercícios isométricos.

A velocidade do exercício deve ser moderada;

2 a 3 séries devem ser realizadas por cada grupo muscular;

O intervalo entre as séries deve ser de 30 segundos a 2 minutos;

Então aprenda a fazer seus exercícios e se eles irão fazer bem pra você e qual irá fazer bem para seu corpo! Lembre-se o modo mais rápido e não é o método mais eficaz.

CONCLUSÃO

Eu concluir que não basta fazer exercícios só para quere alcançar o corpo perfeito porque ele não existe, mas tenho que ter uma vida saudável porque esse ato vai me fazer ser uma pessoa mais saudável fisicamente e mentalmente.

Copiar alguém não é ser nada original e nada sábio, pois você tem que fazer algo que faça bem a você mesmo.

BIBLIOGRAFIA

http://ricardoromano.no.comunidades.net/index.php?pagina=1119267309

http://www.istoe.com.br/reportagens/83515_OS+RISCOS+DA+MUSCULACAO+NA+ADOLESCENCIA

http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/4997/-1/criancas-e-adolescentes-podem-fazer-musculacao.html

http://malharbem.com.br/conheca-os-tipos-de-treino-de-musculacao/

http://www.equilibriozen.com.br/p/os-riscos-da-musculacao-na-adolescencia.html

Musculação

Na

Adolescência

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »