TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nematoides

Ensaios: Nematoides. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

• Quando Surgiu? Surgiu na década de 20, depois de um longo período romântico e quando a música erodita parecia esgotada e desgastada.

• Quem a criou? O compositor austríaco Arnold Schoenberg, pois ele buscava uma alternativa para o sistema tonal que marcara epoca desde o seculo XVII.

• Qual o repertório de sons? O sistema consiste no uso das doze notas da escala cromática, ou seja, empregando todas as notas contidas em uma oitava (de dó a dó) de maneira equalitária, sem uma nota privilegiada como eixo ou pólo.

• Como elas podem ser combinadas entre si? As notas são organizadas emgrupos de doze notas denominados séries as quais podem ser usadas de quatro diferentes maneiras:

 Série original: ...

 Série retrógrada: A série original tocada de trás pra frente.

 Série invertida: A série original com interválos invertidos.

 Retrógrada da inversão: A série invertida tocada de trás pra frente.

Todo o material de alturas utilizado em uma composição dodecafônica, seja melódico (estruturas horizontais) quanto harmônico (estruturas verticais).

• Quem introduziu no Brasil? Foi introduzido pelo compositor Hans Joachim Koellreutter, onde foi ultilizado por diversos compositores como Guerra Peixe, Edino Krieger, Claúdio Santoro, José Penalva.

• Quais as trnasformações pela qual passou? A música de nosso século passou por inúmeras transformações. No início do séc. XX, Debussy ainda usava os sons musicais para sugerir imagens de um modo similar ao das pinturas impressionistas. Verdadeiro choque veio com o balé ”A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky. Com seu ritmo violento e "martelente" causou um verdadeiro impacto no público durante sua primeira apresentação em Paris. Simultaneamente, Arnold Schoenberg desenvolvia o seu sistema musicalDODECAFÔNICO, música de doze tons, no qual o sentido de uma tonalidade é eliminado.

Mais tarde, outros compositores adotaram este sistema, como Karlheinz Stockhausen. Depois veio o “Movimento da música aleatória” com o principal compositor John Cage.

A corrente da música minimalista que surgiu no início da década de 60. Philip Glass, Steve Reich e Arvo Part estão entre os mais importantes compositores minimalistas.

• Influências na música popular conteporânea:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com