TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE QUANTITATIVA DE NEMATÓIDES FITOPARASITAS NO CULTIVO DE MANDIOCA

Por:   •  18/9/2020  •  Artigo  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL GOIANO CÂMPUS IPORÁ

COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DO IF GOIANO – CÂMPUS IPORÁ

[pic 2]

ANÁLISE QUANTITATIVA DE NEMATÓIDES FITOPARASITAS NO CULTIVO DE MANDIOCA

Nome do (a) Orientador (a): Leonardo de Castro Santos

Nome dos (as) alunos (as): Francisco Gomes de Lima Neto

João Filho Gomes Sousa
Mauro Cesar Ferlete Filho

Pedro Henrique Salviano Ferraz

Raphael Martins Goulart

Resumo expandido apresentado ao final da disciplina de Nematologia ofertada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá (Semestre ½ de 2019).

     

Iporá

Junho /2019

RESUMO

Originária do continente americano, provavelmente do Brasil Central, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) já era amplamente cultivada pelos indígenas, por ocasião da descoberta do Brasil. Cultivada em todas as regiões do País, a mandioca tem papel importante na alimentação humana e animal, assim como matéria-prima para diversos derivados industriais. Tem importante participação na geração de emprego e de renda, especialmente para pequenos e médios produtores. O gênero Pratylenchus congrega nematóides polífagos que podem parasitar um elevado número de espécies vegetais, porém existem claras diferenças de preferências de hospedeiros entre as espécies do gênero. São endoparasitas migradores que causam severos danos em raízes de uma ampla gama de culturas, devido à alimentação, movimentação ativa e liberação de enzimas e toxinas no córtex radicular. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fitopatologia do Núcleo de Laboratórios de Ciências Agrárias do Instituto Federal Goiano campus Iporá, e as coletas das amostras realizadas em duas propriedades.

1. INTRODUÇÃO 

        Originária do continente americano, provavelmente do Brasil Central, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) já era amplamente cultivada pelos indígenas, por ocasião da descoberta do Brasil. Atualmente, a mandioca é cultivada em muitos países compreendidos por uma extensa faixa do globo terrestre, que vai de 30º de latitude norte a sul. 

Cultivada em todas as regiões do País, a mandioca tem papel importante na alimentação humana e animal, assim como matéria-prima para diversos derivados industriais. Tem importante participação na geração de emprego e de renda, especialmente para pequenos e médios produtores. A mandioca mansa destina-se principalmente ao consumo doméstico, nas formas cozidas ou fritas, e servem para o preparo de variados pratos tradicionais da cozinha brasileira. 

A introdução de cultivares, em uma nova área deve ser feita com critério para evitar riscos de transferência de inóculos de patógenos e novas pragas. No caso da cultura da mandioca essa questão reveste-se de grande importância em razão da multiplicação da cultura se dar por meio de propagação vegetativa, baseada na utilização de fragmentos de caule (tolete) de uma planta matriz. 

Os nematóides-das-lesões-radiculares pertencem ao gênero Pratylenchus, mundialmente reconhecido como um dos maiores problemas em culturas de grande importância econômica, como, por exemplo, soja, milho, algodão, feijão, café, cana-de-açúcar, além de diversas forrageiras, hortaliças e frutíferas. Considerando os impactos econômicos mundiais para diferentes culturas agrícolas, o gênero ocupa o segundo lugar entre todos os nematóides parasitas de plantas.

O gênero Pratylenchus congrega nematóides polífagos que podem parasitar um elevado número de espécies vegetais, porém existem claras diferenças de preferências de hospedeiros entre as espécies do gênero. São endoparasitas migradores que causam severos danos em raízes de uma ampla gama de culturas, devido à alimentação, movimentação ativa e liberação de enzimas e toxinas no córtex radicular.

2. OBJETIVOS

        O presente trabalho teve como objetivo principal a análise quantitativa de nematoides fitoparasitas em cultivos de mandioca.

3. METODOLOGIA

O experimento foi conduzido no Laboratório de Fitopatologia do Núcleo de Laboratórios de Ciências Agrárias do Instituto Federal Goiano campus Iporá, e as coletas das amostras realizadas em duas propriedades. Uma localizada no município de Arenópoles-GO, onde o cultivo de mandioca na área está estabelecido a mais de 5 anos, em um solo arenoso, e anteriormente cultivado com pastagens. E a segunda localizada no município de Iporá-GO, em um solo argiloso, com o cultivo iniciando-se em 2017, com a cultura anterior presente na área, sendo de pastagem.

Para a coleta das amostras de solo e de raízes, utilizou-se enxadão. à profundidade de 0-20 cm, sendo cada amostra composta de cinco subamostras simples, para ambos os materiais coletados. Em laboratório, as raízes foram separadas do solo, lavadas em água corrente e, foram pesadas até a quantidade de 10 g. A seguir, foram trituradas com o uso de um liquidificador e processadas, pelo método da flotação centrífuga em solução de sacarose com caulim (Coolen & D'Herde, 1972), para a extração dos nematoides. O solo, após a retirada das raízes, foi homogeneizado e retirou-se uma alíquota de 200 cm', a qual foi processada pelo método do peneiramento e flutuação centrífuga em solução de sacarose (Jenkins. 1964), para a extração dos nematoides.

Após o processamento para obtenção dos nematoides, contidos no solo e nas raízes, as amostras foram colocadas na geladeira em provetas completadas com água. Para a identificação e quantificação dos referidos organismos, as amostras foram transferidas para provetas de 10 mL e homogeneizadas, retirando-se uma aliquota de 1 mL, a qual foi depositada em lâmina de contagem de Peters e observada, em microscópio óptico binocular. Assim, a estimativa da quantidade de espécimes de Pratylenchus spp e Helicotylenchus spp.10g1 de raízes, Pratylenchus spp e Helicotylenchus spp.200cnr3 de solo, presentes nas respectivas amostras, foi obtida por meio da multiplicação do número de nematoides, presentes na lâmina de contagem de Peters, por dez (referente ao volume da proveta utilizada).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com