TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuropatia periférica: Um relato de caso

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 11

Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de graduação em medicina

AMANDA HELENA SOUZA RODRIGUES

BÁRBARA LOPES DO CARMO

Neuropatia periférica: um relato de caso

Belo Horizonte

Jun 2018

Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de graduação em medicina

AMANDA HELENA SOUZA RODRIGUES

BÁRBARA LOPES DO CARMO

Neuropatia periférica: um relato de caso

Trabalho de conclusão da disciplina de Dermatologia do curso de medicina do Centro Universitário de Belo Horizonte.

Orientadora: Profa. Dra. Bárbara Proença Nardi Assis.

Belo Horizonte

Jun 2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO —————————

3

2 RELATO DE CASO ———————

4

3 DISCUSSÃO —————————

5

4 CONCLUSÃO —————————

9

5 REFERÊNCIAS —————————

10

INTRODUÇÃO

As neuropatias podem estar relacionadas a doenças do Sistema Nervoso Periférico ou do Sistema Nervoso Central, porém há também uma associação com enfermidades sistêmicas. Elas podem ser causadas pelo acometimento de qualquer parte anatômica do sistema nervoso e de acordo com isso haverá uma sintomatologia diversa. A população mais acometida é aquela com idade mais avançada, variando a prevalência entre 2,4 a 10%, tais alterações podem ter consequências diversas, desde sequelas leves até comprometimento das atividades de vida diária, sendo portanto bastante debilitantes.

De acordo com a sintomatologia apresentada podemos direcionar quanto ao tipo de acometimento. Esse acometimento pode ser de fibras sensitivas, motoras ou autonômica, além disso podem ocorrer o acometimento de múltiplas fibras. Comumente a lesão sensitiva é a primeiro a ocorrer e posteriormente a motora. Há geralmente o acometimento distal, ascendente e simétrico.

Dentre as etiologias mais comuns está o diabetes melito, a insuficiência renal crônica, o consumo excessivo de álcool, deficiência de vitaminas, tais como vitamina B e ácido fólico. Além das doenças hereditárias, como exemplo a neuropatia de Charcot-Marie-Tooth e as inflamatórias como a Síndrome de Guillain-Barré. Há também as neuropatias infecciosas como a hanseníase e aquelas causadas por medicamentos.

Para o diagnóstico podem ser realizados exames complementares, tal investigação deve ser individualizada para cada caso. Em relação aos exames gerais deve-se solicitar hemograma, glicemia de jejum e teste de tolerância à glicose (TTG), hormônios tireoidianos (TSH e T4 livre), dosagem de vitamina B12 e ácido fólico, função hepática e renal, além de marcadores de doenças reumatológicas e hematológicas. Outros exames mais específicos podem ser solicitados, porém para casos muito restritos, tais como biópsia de nervo ou da pele, ressonância magnética dos nervos ou marcadores imunológicos específicos para as neuropatias.

Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é analisar as diferentes formas de neuropatia, suas manifestações clínicas e a investigação da etiologia da enfermidade.

RELATO DE CASO

Paciente, C.G.S., sexo masculino, 86 anos, chega ao ambulatório de dermatologia encaminhado pelo Centro de Saúde Valdomiro Lobo, no dia 23/05/2018, queixando-se de “micose no dedo” (sic), veio acompanhado de sua neta que relatou ter ido ao posto de saúde com seu avô e que lá ele foi diagnosticado com micose no 2º pododáctilo esquerdo.

O paciente relata que sente dor nesse dedo, que iniciou há cerca de 2 meses, relata ainda que no ínicio a lesão era pruriginosa. Atualmente o pododáctilo fica edemaciado e, em muitos casos, esse edema se estende por todo pé. Além disso, relata que no dia 22/05/2018 apareceu uma lesão na ponta do pododáctilo acometido, que está liberando um pus de cor rósea. A acompanhante do paciente relata que o avô perde chinelo ao andar e nega contato com paciente portador de hanseníase.

Possui como diagnóstico prévio hipertensão arterial, doença de Alzheimer e insuficiência renal crônica e ficou internado devido a crises de síncope. Além disso, o paciente realizou cirurgia para retirada de “caroço na costela”(sic), cujo acompanhante não sabe definir etiologia.Faz uso das seguintes medicações: furosemida (20mg) MID, donepezila (10mg) MID, enalapril (20mg) MID, fenasten (não lembra a dose) MID. O paciente nega tabagismo e etilismo.

Ao exame neurológico apresentou-se com diminuição da sensibilidade em região plantar esquerda, sentiu o filamento vermelho fechado. Já no exame de pele e anexos, apresentou-se com calosidade circunscrita em ponto de apoio do 2º pododáctilo esquerdo, com áreas de fissuras, apresentou ainda edema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com