TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DO CASO SOCIAL E SUA REPRESENTAÇÃO NA EMPRESA

Projeto de pesquisa: RELATO DO CASO SOCIAL E SUA REPRESENTAÇÃO NA EMPRESA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.459 Palavras (6 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO SOBRE A TÉMATICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

LUCIANA COELHO DE ABREU - 372617

ISABELE CRISTINA DE CASTRO CLARO - RA 372483

BRUNA APARECIDA DOS SANTOS - RA 372367

CRISTIANE D'ARC ALVES - RA 372402

SAMANTA D SILVA COSTA - RA 372717

TRABALHO ACADÊMICO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CIENCIAS SOCIAIS

TUTOR: NELSON A. COELHO PEREIRA

ROSEIRA - SP

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................03

TRABALHO, CONSUMO DA SOCIEDADE.....................................04 à 05

QUAIS SÃO AS POSSIVEIS CONRIBUIÇÕES DA SOCIEDADE DA EDUCACAO NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL...............06 à 07

IMAGENS QUE DEFINEM AS DIFERENÇAS SOCIAIS..........................08

REFLEXÕES SOBRE PROBLEMAS GERADOS PELA EXPLORACAO DO MEIO AMBIENTE............................................................................................09

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................10

BIBLIOGRAFIA...................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Todo o ser humano, desde a sua nascença à sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver — a realidade social. Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até à expansão da esperança média de vida, etc., tudo faz parte da realidade social. Essa realidade, aparentemente simples para quem nela vive, é, porém, muito complexa e qualquer acontecimento, ou decisão, acaba por ter reflexos na vida das outras pessoas, mesmo daquelas que nem sequer conhecemos ou convivemos regularmente

As ciências sociais debruçam-se sobre a mesma realidade social ou “fenômeno social” , só que com “olhos” diferentes.

As diversas Ciências Sociais denominam-se de sociais por se debruçarem sobre realidades Sociais ou fenómenos da realidade Social. Apesar de cada Ciência focar um determinado fenómeno social, todas elas se baseiam na realidade social. É por isto que não se pode deixar de referir a Complementaridade das Ciências Sociais.

Todas as ciências sociais têm como objetivo uma única realidade social que pode ser estudada mediante variadas abordagens.

Tendo em conta este aspecto, cada ciência procurou eleger um conjunto de pressupostos teóricos e instrumentos científicos que delimitem o seu campo de estudo.

Há pois que reconhecer a existência de uma interdependência entre as Ciências Sociais que resulta muitas vezes que avanços numa determinada disciplina possam ser utilizados noutras disciplinas das ciências sociais. Esta particularidade, durante muitos anos apontados como uma fragilidade das ciências sociais é hoje apontada como uma mais-valia na medida em que a partilha de conhecimentos interdisciplinares pode ser um importante contributo para a construção do conhecimento humano

É errado pensar que a realidade social se reparte em sectores distintos e que cada ciência social estuda o seu campo especifico do real.

Na verdade, a pluralidade dos ramos das ciências sociais não significa que se possa dividir quer a realidade social, quer os seus fenômenos particulares em compartimentos perfeitamente separados.

A realidade social constitui uma unidade indivisível e complexa, cuja analise pode ser efetuada segundo perspectivas disciplinares ou olhares científicos diferentes.

Quando por isso os cientistas sociais se referem a analise econômica, ou outras estão apenas a usar um recurso lingüístico que visa ajudar a compreender uma realidade vasta, complexa e pluridimensional, dividindo-a artificialmente de acordo com os seus interesses disciplinares próprios – sem que, todavia, se deva confundir essa divisão disciplinar com a realidade social que é sempre indivisível.

Trabalho, consumo e sociedade

A sociedade urbana atual, em função da sua configuração político-econômica e da cultura que se estabelece em torno das estruturas dessa configuração, tem duas atividades como o centro da organização social. Essas atividades perpassam a vida material e simbólica das pessoas: o trabalho e o consumo. Isso significa que a realidade das condições materiais – e até mesmo de algumas condições ideais e valorativas – da vida humana nas cidades nos impõe um determinado modelo de trabalho e certo padrão de consumo, intimamente relacionados e assentados num modelo de sociedade que em geral assumimos em nosso meio, uns com convicção, outros por apatia. Assim, cada vez mais nossa sociedade se empenha na formação das pessoas com mão-de-obra e como mercado consumidor. Frequentemente, os famigerados “mercado de trabalho” e “mercado consumidor” são os mais importantes polos de resultados a orientarem a formação cognitivo-cultural das pessoas, a organização das cidades, a escolha de políticas públicas, enfim, a realização da pessoa humana que coabita urbanamente este mundo.

É notório que hoje em dia, desde criança, cada indivíduo da atual sociedade urbana é direcionado, motivado e influenciado em seu desenvolvimento tendo em vista, de alguma forma, as características do mercado de trabalho e as estruturas do consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com