TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nova Pirâmide Alimentar

Monografias: Nova Pirâmide Alimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

A NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR

A pirâmide alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável. Ela foi criada em 1992 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e desde então é uma das ferramentas de educação nutricional mais utilizada na pratica clínica.

A pirâmide apresenta noção de proporcionalidade entre os grupos alimentares e a quantidade dos alimentos que deve ser consumida ao longo do dia. Exemplo: devemos tomar a base da pirâmide como base da pirâmide como a base da nossa alimentação. Por outro lado, os alimentos que estão no ápice da pirâmide devem ser consumidos esporadicamente e em pequenas quantidades, pois favorecem o ganho de peso. Recentemente, a partir de pesquisas cientificas, ela foi reestruturada com base no principio da alimentação saudável.

A nova pirâmide foi desenvolvida para orientar consumidores a fazer escolhas alimentares saudáveis e serem ativos todos os dias, além de incentivar uma alimentação mais rica em nutrientes funcionais (com função benéfica à saúde).

O grupo dos carboidratos inclui pães, cereais, farinhas, biscoitos integrais, arroz e massas. São os chamados alimentos simples. A nova pirâmide reforça a importância dos cereais integrais, ricos em fibras. Assim, pães, cereais, arroz e massas integrais permanecem na base; mas pão branco, arroz branco, batatas, massas comuns e farinhas refinadas estão no alto da pirâmide, emparelhados com os doces, que devem ser consumidos com moderação.

Os vegetais (verduras e legumes) e as frutas são alimentos reguladores, sendo fontes de vitaminas, minerais e fibras e seu consumo diário é importante para o bom funcionamento do organismo. Esses alimentos possuem, em sua composição, os fitoesteróis e antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol LDL (ruim) e neutralizar os radicais livres, diminuindo o envelhecimento das células.

Os alimentos construtores são requeridos pelo organismo em menor proporão, mas não em menor importância, são aqueles ricos em proteínas. As proteínas podem ser animais (carnes, ovos, peixes e aves) e vegetais (feijão, soja, leguminosas em geral) e proteínas animais ricas em cálcio (leite, queijos, iorgute).

Na nova pirâmide houve desmembramento de mais um setor dos construtores. As carnes brancas de frango e peixe juntaram-se aos ovos incentivo a escolha, na parte mais baixa da pirâmide. As carnes vermelhas foram para o topo, indicando consumo moderado juntamente com a manteiga, por serem alimentos ricos em gorduras saturadas.

Óleos vegetais de boa qualidade como azeite de oliva, óleo de canola, milho, girassol e soja ganharam espaço na base, por serem ricos em gorduras poliinsaturadas, monoinsaturadas e os chamados ômegas, que ajudam o sistema cardiovascular e o controle dos lipídeos sanguíneos.

Em outras palavras, a nova pirâmide salienta que nem todos os carboidratos são bons e nem todas as gorduras são más.

Das outras grandes novidades da nova pirâmide alimentar são:

- Um degrau para as oleaginosas e leguminosas (castanhas, nozes, amêndoas, feijões e soja), que são fontes de proteínas vegetais, gorduras insaturadas (ômega 3), selênio, vitaminas antioxidantes , e fibras;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com