TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções Gerais Sobre o Crânio

Por:   •  30/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

Noções Gerais Sobre o Crânio

Os ossos do crânio são constituídos por lâminas externa e interna, de substância compacta, e por uma camada média esponjosa chamada díploe, sendo a lâmina interna mais fina e mais frágil que a externa. Ele é revestido e forrado por periósteo, sendo a camada externa denominada pericrânio, e a interna, endocrânio (camada endosteal de dura-máter).

Osso Temporal

Vista Posterior do Crânio:

É composta de porções dos ossos parietais, osso occipital e as porções mastóideas dos ossos temporais.

A sutura occipitomastoídea separa o osso occipital da porção mastoídea do temporal, sendo uma abertura vascular freqüentemente encontrada próximo a esta sutura, que dá passagem a uma veia emissária do seio sigmóide.

Face Lateral do Crânio:

Apresenta certas porções do osso temporal e as fossas temporal e infratemporal.

Características do Osso Temporal:

O osso temporal compreende as seguintes partes: escamosa, timpânica, estilóide, mastóide e petrosa.

1- ESCAMOSA: articula-se superiormente através da sutura escamosa com o osso parietal. É dessa porção que projeta-se para a frente o processo zigomático do temporal, que com o processo zigomático da maxila completam o arco zigomático, cuja borda superior delimita o limite inferior do hemisfério cerebral. É neste processo que se insere o músculo masseter. Na porção posterior deste arco encontra-se a fossa mandibular aonde se aloja a cabeça da mandíbula.

O meato acústico externo (MAE) encontra-se atrás da cabeça da mandíbula, dirigindo-se medialmente com cerca de 3 cm de comprimento, sendo o 1/3 lateral cartilagíneo, e por isto não é visto numa peça seca. O teto e a parte adjacente da parede posterior do meato ósseo são constituídos pela porção escamosa do temporal enquanto que as outras paredes são formadas pela porção timpânica. Na porção mais medial do MAE vê-se a caixa timpânica, que no vivo é delimitada lateralmente pela membrana timpânica.

Imediatamente acima e atrás do MAE encontra-se uma depressão chamada trígono supra-meático; este é um ponto de reparo para o antro mastóideo, que se situa a 1 cm medialmente do trígono. O trígono corresponde à parte mais alta da concha auricular.

2- TIMPÂNICA: o soalho e a parede anterior do MAE são formados por uma peça curva de osso temporal chamada placa timpânica; na criança essa placa resume-se ao ânulo timpânico.

3- ESTILÓIDE: é o processo estilóide propriamente dito; uma projeção fina de comprimento variável que estende-se para baixo e para a frente sob a placa timpânica. Nele conectam-se o ligamento que mantém suspenso o osso hióide do pescoço e inserem-se três músculos: estiloglosso, estilofaríngico e estilo-hióideo, além ainda do ligamento estilo-mandibular. Lateralmente o processo estilóide está coberto pela glândula parótida.

4- MASTOÍDEA: é a porção posterior do osso temporal que está fundida com a porção escamosa; via de regra no adulto, essa porção contém espaços aéreos chamados células mastóideas que se comunicam com a orelha média através do antro mastóideo. Superficialmente à palpação ela caracteriza-se pelo processo mastóideo que projeta-se para baixo e é facilmente palpável no vivente; nele inserem-se vários músculos. Os processos mastóideos, em ambos os lados estão em linha no mesmo nível do forame magno. Anteriormente separa-se da placa timpânica pela fissura tímpano-mastoídea, que dá passagem ao ramo auricular do vago.

5- PETROSA: está situada profundamente e será descrita mais adiante.

Face Inferior do Crânio:

O osso temporal é sobremaneira importante porque contém as porções média e interna da orelha; prossigamos agora a uma descrição complementar de suas cinco porções:

1- ESCAMOSA: é uma delgada lâmina óssea situada lateralmente no crânio; sua superfície medial é cerebral e a lateral é a superfície temporal. O processo zigomático, o tubérculo articular e a fossa mandibular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com