TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição E Doença De Alzheimer

Trabalho Universitário: Nutrição E Doença De Alzheimer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  3.907 Palavras (16 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, observa-se que a estimativa de vida da população está crescendo constantemente. No Brasil, a população idosa atual é de 21 milhões, sendo que estudos afirmam que em 2025 haverá uma proporção muito maior de idosos em relação aos jovens (IBGE, 2010). Com o envelhecimento da população, cresce também o número de diagnósticos de doenças degenerativas.

O envelhecimento humano pode ser caracterizado como um processo natural, dinâmico e progressivo com alterações físicas, morfológicas, funcionais, psicológicas e sociais. À medida que o indivíduo envelhece, há um declínio em sua capacidade de adaptação, tornando-o extremamente vulnerável a problemas nutricionais e enfermidades (CARVALHO et al, 2000). Na proporção que a longevidade aumenta, a dependência tende a aumentar em decorrência de múltiplos fatores (PAVARINI et al, 2000).

No Brasil, a mortalidade em idosos residentes em centros urbanos está fortemente relacionada ao comprometimento cognitivo associado à dependência nas atividades da vida diária (AVD) (RAMOS, 2001). As AVDs são as tarefas que uma pessoa precisa realizar para cuidar de si, tais como: tomar banho, vestir-se, ir ao banheiro, andar, comer, passar da cama para a cadeira, mover-se na cama e ter continências urinária e fecal (COSTA, 2001). Nos idosos, as principais causas do distúrbio cognitivo são a depressão (GARCIA et al, 2005), o delirium (MARCANTONIO et al, 2001) e a demência (SYMER et al, 1999).

A última edição do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM-IV) define demência como um declínio na função intelectual, incluindo dificuldades com a linguagem, cálculos simples, planejamento/ julgamento, movimentos motores, bem como a perda de memória (American Psychiatric Association, 2000). Alguns tipos de demência são mais comuns, como a Doença de Alzheimer (DA) e a Demência Vascular (CHRISTENSEN et al, 2007).

O número de pessoas que apresentam esta patologia aumentará substancialmente em todo o mundo, chegando a 81,1 milhões em 2040. A maioria destes pacientes vive em países em desenvolvimento (60% em 2001, subindo para 71% em 2040) (FERRI et al, 2005).

O comprometimento das funções cognitivas é caracterizado, na demência, pela deterioração progressiva das habilidades intelectuais, como, por exemplo, a perda da capacidade de julgamento, da memória, do raciocínio abstrato e das habilidades viso espaciais, que afetam a capacidade funcional do indivíduo no seu dia a dia, implicando em perda de independência e autonomia, a qual varia de acordo com o grau de gravidade, com conseqüente perda da qualidade de vida do idoso (NETO et al, 2005).

O estado nutricional de pacientes portadores de demência pode ser afetado por fatores como: falta de apetite, consumo de alimentos com baixo valor biológico , dificuldade de mastigação/ deglutição, dificuldade em alimentar-se sozinho, desidratação, perda do olfato/paladar, etc.. A intervenção nutricional nessas doenças deve ser individualizada, respeitando as necessidades nutricionais e o uso de suplementação quando necessário. (HERLIHY ,2002).

OBJETIVO

Descrever a importância da terapia nutricional em pacientes portadores de demência.

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com análise exploratória e interpretativa, de publicações científicas, publicadas de 2000 á 2011, mediante consulta de 33 materiais, ás bases de dados Medline Lilacs e Scielo , utilizando dos seguintes termos: Demências, Alzheimer, envelhecimento, terapia nutricional, cognição.

A composição de um trabalho cientifico pode ser expressa da seguinte forma: antecipar o que se vai transmitir, transmitir o que se havia proposto e declarar o que se transmitiu. Essa sequencia compreende a introdução, o desenvolvimento do trabalho e a conclusão (SALVADOR, 1982).

Segundo Lakatos(1991):

(...) a pesquisa bibliográfica compreende oito fases distintas: a) a escolha do tema; b) elaboração do plano de trabalho; c) identificação; d) localização; e) compilação; f) fichamento; g) analise e interpretação; h) redação.

Portanto, a pesquisa cientifica desenvolve-se mediante utilização dos conhecimentos disponíveis, métodos, técnicas e outros procedimentos científicos, que vão desde adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A terapia nutricional é descrita pela literatura como uma ferramenta complementar no tratamento farmacológico (ADACHI, FIDÉLIX, 2006), uma vez que muitos fármacos possuem ingredientes que podem interagir com os alimentos de várias maneiras (RÉQUIA, OLIVEIRA, 2006).

O termo demência refere-se a sintomas associados a desordens cerebrais com destruição e/ou perda de células nervosas. A velocidade com que a destruição celular acontece caracteriza o quadro clínico de demência em suas diferentes fases (OLIVEIRA et al., 2005).

Em virtude do aumento da expectativa de vida, estima-se que a

prevalência de demência dobre a cada 5 anos de aumento da faixa etária (LOPES, BOTTINO, 2002). Tirar ou incluir na introdução

As demências são doenças que acometem mais os indivíduos idosos,aumentando sua prevalência com o aumento da idade. De 6 a 10% dos indivíduos com mais de 65 anos sofrem algum tipo de demência. Essa prevalência aumenta de 25 a 48% nos idosos com idade superior a 80 anos (GUPTA; LAMONT, 2004). Além do histórico familiar, pois a incidência é maior em pessoas que possuem casos de Alzheimer ou de outras demências na família, e alguns estudos indicam que essa enfermidade também pode decorrer de traumas cranianos (MORAES, 2007). Colocar na introdução

Existem vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com