TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Maternal

Exames: Nutrição Maternal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o ponto de vista nutricional a gestação pode ser dividida em duas fazes: Fase materna e fase fetal.

Na fase materna (1ª metade da gravidez) são observadas adaptações fisiológicas, como o aumento do apetite e da digestão, o aumenta da quantidade de sangue circulando no corpo, do líquido intracelular, aumento no débito cardíaco, aumento na ventilação pulmonar, aumento na produção de insulina, na produção hepática de triglicerídeos e na mobilização de ácidos graxos pelo tecido adiposo; o organismo materno se torna mais resistente á hipoglicemia.

Como todos sabem o peso da gestante aumenta e boa parte desse aumento se dá devido à formação de estoques de nutrientes em vários tecidos maternos, devido á ingestão de alimentos no segundo trimestre da gravidez ser maior que as necessidades nutricionais do momento.

Na fase fetal (2ª metade da gravidez) é quando o feto desenvolve maior crescimento, e boa parte das reservas nutricionais é utilizada nessa fase, porém apesar disso essas reservas permanecem estáveis nos últimos meses da gravidez.

A alimentação da gestante deve ser igual à de uma mulher adulta, com algumas exceções, porém a quantidade de calorias ingeridas devem ser maiores para suprir as necessidades energéticas. Não é necessário aumentar a quantidade de alimentos, aumentando a ingestão de alimentos mais calóricos (pequenas quantidades) já é o suficientes, como os queijos mais concentrados ou a carne.

Não há vantagem em ingerir grande quantidade de proteínas durante a gravidez.

O aumento da massa de eritrócitos, o desenvolvimento do feto, das mamas, do útero, da placenta e as perdas sanguíneas no parto elevam a necessidade diária de ferro no período gestacional. Como aumentos os casos de anemia em gestantes nos últimos anos, é recomendo a suplementação de ferro na gravidez, embora não existam evidências clínicas conclusivas que demonstrem benefícios nessa suplementação.

Alimentos recomendados ricos em ferro são: carne e órgãos bovinos, aves, peixes e frutos do mar.

Também se recomenda a ingestão de vitamina C, presente em frutas como laranja e limão, sucos, batatas, legumes e outros, tais como as folhas verdes, couve-flor e repolho.

A necessidade de vitamina D aumenta muito na gestação, por isso é recomendado a exposição ao sol para manter essa necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com